Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1058
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BARRA DO GARÇAS-MT
Autor(es): Martins, Zanone
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Escola de Tempo Integral
Representações Sociais
Data do documento: 13-Dez-2016
Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Considerando que o papel fundamental da escola é a formação integral do aluno e que a Escola de Tempo Integral tem uma função pedagógica e social para alcançar com plenitude o ensino e a aprendizagem, a LDB/1996 estabeleceu a ampliação progressiva do período de permanência do aluno na escola. Este estudo tem o propósito de identificar e compreender as práticas pedagógicas dos professores em escolas municipais de tempo integral de Barra do Garças/MT com jornada de horas ampliadas. Apresenta como objetivo geral identificar as Representações Sociais dos professores, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles nas escolas municipais de tempo integral de Barra do Garças. E, como objetivos específicos: traçar o perfil dos participantes; investigar, na perspectiva dos professores, se as práticas pedagógicas desenvolvidas têm contribuído para a formação integral dos seus alunos; conhecer as propostas pedagógicas e o PPP das escolas para identificar elementos que caracterizam essa modalidade de ensino; identificar o Núcleo Central e periférico das representações sociais dos professores das escolas municipais de tempo integral sobre suas práticas pedagógicas. Apresenta uma abordagem qualiquantitativa, descritiva, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais explicitadas por Moscovici (2013), Jodelet (2001) e Subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). No procedimento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado a 56 participantes, professores de quatro escolas municipais. Os dados foram analisados com auxílio da Subteoria do Núcleo Central, tratados pelo software EVOC. Foram utilizados também cálculos de medidas estatísticas para as questões fechadas e, para o processo de categorização das questões abertas, os fundamentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Outros autores colaboram com o desenvolvimento da pesquisa, dentre eles: Araújo (2015), Teixeira (1999), Coelho, Cavaliere (2002), Libâneo (2012), Limonta, Santos (2013), Moll (2012), Salerno (2014), Vieira (2006). Os resultados da pesquisa evidenciam que os professores têm construído representações sobre suas práticas pedagógicas, fundadas em elementos que denotam a necessidade de se ter um compromisso para que haja uma sólida aprendizagem de todos os setores da educação. Outro dado importante foi identificar que mais de 85% dos professores de escolas de tempo integral são a favor dessa modalidade de ensino, apesar de entender que há necessidade de melhorar a sua infraestrutura. A maioria dos professores considera que a forma como as práticas pedagógicas são realizadas contribui para a formação integral do aluno.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1058
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANONE MARTINS.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.