Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1124
Título: ESPECIFICAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE ÁLCOOL ISOAMÍLICO DE ÓLEO FÚSEL
Autor(es): R. ALVES, D.
R. D. FINZER, J.
Data do documento: 2019
Resumo: Toda indústria busca por diversos meios ampliar seus lucros e ter um potencial de competitividade maior que a concorrência, cujo objetivo é alcançado por meio de algum tipo de projeto interno que busca aproveitar algum subproduto que seria descartado. Uma área que possui muitas possibilidades de aproveitamento de resíduos são as usinas sucroalcooleiras, sendo destacado o óleo fúsel, composto basicamente por álcoois, ésteres e ácidos carboxílicos. O propósito deste trabalho foi projetar uma coluna piloto de destilação para separar álcool isoamílico o qual possui ponto de ebulição elevada do óleo fúsel, cerca de 132ºC, usando o método de McCabe-Thielle, considerando um sistema binário e utilizando uma curva de equilíbrio especifica para álcool isoamílico e etanol, com produção de 0,93 L/h de álcool isoamílico obtido como produto de fundo. Na maioria das vezes o óleo fúsel, é doado para empresas, é composto por uma mistura de muitas substâncias, no entanto em pequena quantidade e dificultando o seu reaproveitamento. Contudo, o álcool isoamílico uma ótima alternativa para geração de lucro para usinas sucroalcooleiras. A coluna foi projetada com oito pratos e efetuado o balanço de energia para especificação de trocadores de calor, instrumentos e controladores.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1124
Aparece nas coleções:III EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDEPA - ESPECIFICAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE ÁLCOOL ISOAMÍLICO DE ÓLEO FÚSEL.pdf556,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.