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Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: UM RECORTE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2015 A 2018
Autor(es): Martins, Ralfer Roberto Zaidan
Palavras-chave: Educação Básica
Tecnologias Digitais
Prática Docente
A formação profissional
Data do documento: 19-Mar-2019
Resumo: A produção científica sobre o tema é vasta e desafia a curiosidade do pesquisador na busca de conhecer o estado do conhecimento na área. Esta dissertação resulta de uma pesquisa quali-quantitativa acerca da chegada das tecnologias digitais às salas de aula do ensino básico de todo país. Vincula-se à linha de pesquisa intitulada: “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade. A presente dissertação tem o objetivo de identificar dissertações, teses e artigos que analisaram as tecnologias digitais utilizadas em sala de aula nos últimos 3 anos no ensino básico. No desenvolvimento do trabalho, além da identificação das tecnologias aplicadas nas escolas, foi realizado um recorte no estado do conhecimento, de 2015 a 2018, no propósito de identificar as produções que abordaram o tema. Foi observado ainda, se os profissionais da educação recebem cursos específicos direcionados ao uso das tecnologias em sala de aula. A metodologia adotada incluiu uma seleção de publicações científicas produzidas no período de 2015 a 2018, hospedadas em 3 (três) bases online - o Google Acadêmico, a Scientific Electronic Library Online - SciELO e o Portal de Periódicos Capes. Foram selecionados trinta e sete trabalhos científicos que constituíram o recorte da produção científica existente na década de 2010 sobre o tema. O material bibliográfico levantado, por meio da leitura completa de todas as publicações relacionadas, apresentou os seguintes resultados: a) a existência de vários tipos de tecnologias digitais da informação e comunicação sendo utilizadas nas escolas apontadas; e b) ausência de políticas públicas que preparem os profissionais da educação para o melhor aproveitamento de tais recursos no cotidiano escolar. Não foram identificadas metodologias específicas que pudessem nortear, claramente, a melhor forma de utilização das tecnologias digitais no ambiente escolar pelos professores, sendo, portanto, a sua utilização conforme a experiência de cada um.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1141
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