Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1182
Título: O E-BOOK COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DOS PROFESSORES INICIANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Costa, Cláudia
Palavras-chave: Professor iniciante. Formação de professores. Superação de dificuldades. E-book.
Data do documento: 25-Fev-2019
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica, do Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba. O início da carreira representa uma etapa importante no desenvolvimento profissional docente, para muitos, marcada por desafios e dificuldades que o professor encontra ao ingressar na profissão, devido à inexperiência, pois, na maioria das vezes, são admitidos nas escolas por meio de concursos que exigem apenas o conhecimento teórico. Este período inicial é marcado por conflitos e transformações pessoais, tema abordado por vários autores como Garcia (1999), Huberman (1992), Guarnieri (2005), Pimenta (2005), Tardif (2008), e se configura uma confrontação com a complexidade da profissão e a realidade de uma sala de aula. Esta realidade não é igual para todas as pessoas, pois depende das concepções internalizadas, dos saberes que cada um possui. Assim, este início pode ser problemático para alguns e para outros não, quando conseguem superar as dificuldades iniciais e se realizam na profissão. O presente estudo investigará as estratégias usadas por professores iniciantes, que se consideram bem-sucedidos para desempenharem a função docente e como superam ou minimizam as dificuldades apresentadas neste momento da carreira. O objetivo principal da pesquisa foi compreender os saberes e as práticas pedagógicas dos professores iniciantes, com foco nas estratégias para superação das dificuldades encontradas no início da carreira. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais de Ensino Fundamental, da cidade de Uberlândia – MG, e contou com a participação de quinze professores que possuíam, em 2018, até quatro anos de experiência docente. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões objetivas e subjetivas, a fim de conhecer as estratégias bem-sucedidas adotadas por estes professores, para superarem as dificuldades. A pesquisa mostrou que os saberes individuais são significativos para o bom desempenho da profissão, assim como a formação continuada e os estudos individuais, na busca constante de aprimoramento da prática docente, uma vez que o “saber docente” é algo que vai se constituindo durante o exercício profissional. Mostrou também que superar estas dificuldades é significativo para a permanência na profissão. Além disso, outras soluções foram apontadas como recursos auxiliadores: a orientação de colegas mais experientes, o apoio da gestão escolar, a participação em cursos e eventos da área, entre outros. As estratégias reveladas pelos professores foram organizadas em um e-book, denominado “Estratégias de superação das dificuldades para Ensino Fundamental”, apresentado como produto educacional, na intenção de auxiliar outros profissionais em igual situação.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1182
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Costa.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.