Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1206
Título: DOS CENÁRIOS NACIONAL E ESTADUAL À GÊNESE DO GRUPO ESCOLAR GOMES DA SILVA, FRUTAL, MG, TRIÂNGULO MINEIRO (1913-1927)
Autor(es): Borges, Gabriela Ferreira de Mello
Palavras-chave: Frutal, MG
História da Educação
Instituições Escolares
Grupo Escolar
Data do documento: 19-Ago-2015
Resumo: O presente estudo discute o cenário nacional e estadual dos grupos escolares criados na Primeira República até a gênese do Grupo Escolar Gomes da Silva, da cidade de Frutal, Minas Gerais, cidade situada no Triângulo Mineiro, dos anos de 1913 a 1927. Esse tema e objeto têm por finalidade comunicar os resultados obtidos na pesquisa que foi realizada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE, na linha de pesquisa, Processos Educativos e seus Fundamentos. Partindo dessa temática, os objetivos dessa pesquisa foram: investigar o processo de criação e organização do primeiro Grupo Escolar da cidade de Frutal, MG, como parte da política pública de caráter educacional no período compreendido entre os de 1913 a 1927, levando-se em conta o contexto nacional brasileiro, mineiro e municipal, para focalizar singularmente o Grupo Escolar Gomes da Silva, primeiro grupo escolar implantado no referido município. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: a) identificar o contexto histórico da criação dos grupos escolares no Brasil Republicano e Mineiro; b) compreender a instauração da política em torno dos grupos escolares no estado de Minas Gerais; c) analisar a criação e a instalação do Grupo Escolar Gomes da Silva. A investigação baseia-se em fontes primárias constituídas por leis, regulamentos, regimentos, atas, relatórios dos inspetores, documentos oficiais da criação e da instalação da instituição em apreço, fotografias vinculadas ao período, levantados no arquivo da Câmara Municipal de Frutal, no arquivo público da Secretaria de Cultura da referida cidade, bem como em documentações preservadas pela então Escola Municipal Gomes da Silva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com a preocupação de explicitar, de forma dialética, os contextos histórico-educacionais do início da República Velha no Brasil e em Minas Gerais e, em particular, de Frutal e de seu primeiro Grupo Escolar. Os resultados deixam entrever entre outros aspectos: o espaço físico inadequado em relação ao número de alunos; a formalidade e o rigor dos procedimentos disciplinares; o uso do livro didático como base de apoio dos professores; a escassez de material didático e a centralidade do professor na condução do processo de ensino em confronto com o emergente método intuitivo, preconizado pela legislação que o instaurou pela reforma mineira em 1906.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1206
Aparece nas coleções:TURMA 10

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Ferreira de Mello Borges.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.