Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1218
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO, VALORIZAÇÃO DA CULTURA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO HOMEM DO CAMPO: análise curricular em duas escolas públicas rurais de Araguari-MG
Autor(es): de Borba Alves, Maria Luiza
Palavras-chave: Educação do Campo. Currículo. Identidade e Cultura.
Data do documento: 28-Fev-2019
Resumo: O campo é o berço de homens e mulheres que nele vivem e trabalham. Refletir sobre a educação do campo disponibilizada a essas pessoas é uma necessidade, uma vez que nos encontramos frente a múltiplas realidades e a diferentes interesses. A presente pesquisa teve como objetivo norteador analisar o currículo proposto para a educação do campo e sua influência sobre os aspectos de valorização da cultura e formação da identidade do homem do campo. Foram objetos dessa pesquisa duas escolas de ensino fundamental, ambas as instituições públicas municipais e rurais, localizadas na cidade de Araguari - Minas Gerais. O aporte teórico de estudo foi bem diversificado, contando com a contribuição de importantes estudiosos como: ARROYO; CALDART; MOLINA (2004); FERNANDES (2006); NASCIMENTO (2004), TARDIF (2002), FRIGOTO (2011), BEZERRA NETO (2010); MACHADO (2008), os quais contribuíram, a seu modo, possibilitando inúmeras reflexões. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da observação participante, com registros em diário de campo e estudo etnográfico, adotando como procedimentos a análise documental dos: PPPs, Regimentos, Atas de Colegiado e Conselho de Classe, arquivos e fichas admissionais e os Currículos, buscando observar se estes já possuíam adequações referentes às propostas das políticas públicas e diretrizes curriculares elaboradas para o campo. Depois da análise, os resultados finais indicaram que a proposta curricular das escolas pesquisadas não difere do currículo das escolas urbanas quanto à estrutura, à organização e os conteúdos, portanto estão em descompasso com as políticas nacionais e diretrizes, não promovendo, assim, a adequação do currículo à realidade de seus alunos. No intuído de contribuir com o ensejo de uma educação do campo de qualidade, elaboramos como produto final de conclusão do Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha de pesquisa - Educação Básica: fundamentos e planejamento, promovido pela Universidade de Uberaba – UNIUBE – Campus de Uberlândia, que é uma Coletânea de Unidades Didáticas lúdicas, que objetivam colaborar com desenvolvimento do trabalho docente na busca por uma educação que contemple o respeito às diferenças, a valorização da cultura e a formação da cultura do homem do campo, promovendo um diálogo intercultural no qual esse reconheça e se sinta valorizado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1218
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Luiza de Borba Alves.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.