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Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO IFTM: um modelo de [trans]formação
Autor(es): Borges, Elisabete Ferreira
Palavras-chave: Formação continuada docente
Educação Profissional e Tecnológica
Modelo de [trans]formação docente
Data do documento: 12-Fev-2020
Resumo: As necessidades de formação continuada de professores da educação superior no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, no município de Uberaba (MG), são o objeto desta tese. A investigação sobre professores da educação superior, em dois campi do IFTM, o Campus Uberaba e o Campus Uberaba Parque Tecnológico conduziu à constatação de necessidades formativas específicas considerando a diversidade do público atendido e a complexidade do trabalho desenvolvido. A investigação sobre a formação continuada caracterizada como o processo que ocorre durante a trajetória profissional foi desenvolvida no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPIDE), na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender as necessidades de formação continuada de professores, para, em confronto com as proposições de políticas públicas para a área no Brasil, e em articulação com as propostas disponíveis na literatura atual, propor um modelo de [trans]formação continuada para professores do IFTM. Esse objetivo geral foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: elaborar uma síntese das políticas sobre formação continuada de professores no Brasil; sistematizar os resultados mais importantes de pesquisa sobre formação continuada de professores no Brasil; identificar e analisar as necessidades de formação continuada de professores no IFTM; estabelecer as relações entre políticas públicas, resultados científicos da área e as necessidades de formação continuada dos sujeitos da pesquisa e analisar quais necessidades formativas docentes contribuem para a proposição de um modelo para a formação continuada de professores no IFTM. A pesquisa de abordagem mista (quanti-qualitativa) adotou os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e um questionário exploratório aplicado aos professores no IFTM. Na pesquisa bibliográfica e documental foram identificados e analisados os conceitos: formação continuada docente, ação educativa, processos formativos, modelo de formação de professores. O materialismo histórico dialético consistiu-se no referencial epistemológico que fundamentou o encaminhamento da trajetória investigativa. A pesquisa de campo pode identificar e ressaltar os desafios: o teórico e o prático, o individual e o coletivo, a formação e o ensino, o objetivo e o subjetivo vividos pelos professores no IFTM que estão presentes na proposta formativa. Os resultados apontam que as trajetórias formativas docentes em um contexto institucional organizado para essa finalidade compõem o modelo de [trans]formação continuada capaz de desencadear o aprender ser professor. Essa aprendizagem tem que ser planejada e esse planejamento ocorrerá na perspectiva de uma ação conjunta que irá paulatinamente construindo uma pedagogia para o ensino superior envolvendo a aprendizagem e o desenvolvimento de ser professor. O fortalecimento do coletivo de estudos é essencial para a construção da práxis educativa a partir da aprendizagem por conexão e não apenas lineares. O modelo de [trans]formação docente está alicerçado na cultura institucional e na identidade docente, inserido no contexto nacional atual da Educação Profissional e Tecnológica.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1238
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