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Título: PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: Saberes e processos educativos de professores/as no contexto escolar
Autor(es): Xavier de Melo, Ercy
Palavras-chave: Educação Popular em Saúde. Escola. Primeiros Socorros.
Data do documento: 19-Nov-2020
Resumo: A presente pesquisa tem por tema os processos educativos e formativos de professoras mediante os cuidados básicos de primeiros socorros na escola municipal Amanda Carneiro Teixeira, da cidade de Uberlândia/MG. Está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha Educação Básica: fundamentos e planejamento. É também vinculada ao projeto de pesquisa intitulado: Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares. Está ligado ao Grupo de Pesquisa em Formação docente, Direito de Aprender e Práticas pedagógicas – FORDAPP. Tem por referencial teórico a Educação Popular em Saúde, segundo Gomes; Merhy, (2011); Maciel, (2009.); Morosini (2007); Vasconcelos, (2001). Sobre os saberes e processos educativos de professoras, utilizou-se do aporte teórico calcado nos pressupostos de Sena (2006); Ministério da Saúde (DATASUS, 2020) Cabral; Oliveira (2019); Freire (2019); Larrosa (2002); Gadotti (2015); e Boff (1999). Tem por objetivo geral revelar processos educativos e saberes de professoras dessa escola, quanto ao atendimento básico de primeiros socorros por elas realizado, auxiliando na prevenção de acidentes e fatalidades e no cuidado com a saúde e com o bem-estar das crianças e jovens daquele ambiente escolar. A metodologia é de cunho qualitativo, conforme Pazianotto, (2012); Bogdan; Biklen (1994), Mattar (1993) e com finalidade descritiva. Vale-se da pesquisa-ação, assim como coloca Thiollent (2009), cuja coleta de dados se deu por meio de rodas de conversa, conforme apregoam Novais; Nunes (2018), que foram gravadas e posteriormente transcritas, além do registro também em notas de campo. A análise dos dados se deu inspirada na análise de conteúdo, a partir do que propõe Bardin (2011). Os dados da pesquisa foram analisados em quatro categorias, a saber: 1) Vozes da experiência: os principais acidentes que podem ocorrer na escola; 2) A importância da formação para atendimento em primeiros socorros na escola; 3) Saber fazer: a importância de chamar e aguardar ajuda durante a prestação de socorro; 4) Saber de experiência feito de professoras sobre primeiros socorros na escola. Foi possível constatar que as professoras participantes operacionalizam práticas de primeiros socorros na escola e revelaram saberes que suscitam a perspectiva da formação continuada e, dentro dela, sugerem a necessidade de formação específica para o atendimento mediante a ocorrência de acidentes. Como um produto da pesquisa, emergiu o fluxograma, fruto de uma produção coletiva entre pesquisadora e professoras participantes, que funciona como uma ferramenta que é capaz de dar uma noção para todos e todas dentro da escola, sobre os principais acidentes, o que fazer e como fazer para remediá-los, de modo a promover a educação em saúde como uma prática de cuidado, possibilitando um ambiente mais seguro para a comunidade escolar como um todo, dentro e fora da escola.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1417
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