Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1424
Título: JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autor(es): Fonseca Miranda, Janete
Palavras-chave: Matemática. Probabilidade. Ensino fundamental. Jogos digitais educacionais.
Data do documento: 21-Dez-2020
Resumo: Brincar, jogar ensinar e aprender probabilidade é o ponto central desta pesquisa, considerando que as crianças jogando e brincando coletivamente ou mesmo sozinhas, são capazes de aprender conceitos matemáticos. Esta pesquisa se propõe apresentar possibilidades para o ensino de probabilidade por meio de jogos digitais educacionais no Ensino Fundamental anos iniciais. Determinamos, como objetivo geral, construir jogos digitais educacionais que contemplem os Objetos de conhecimento e as habilidades propostos na Unidade temática Probabilidade e Estatística para o ensino de Matemática no Ensino fundamental anos iniciais. Os jogos digitais educacionais aqui apresentados trazem em suas questões características entre fenômenos aleatórios e determinísticos, as diferenças entre eventos possível, impossíveis, prováveis e improváveis, diversas formas para contagem de espaços amostrais simples, comparação de probabilidades. É nessa direção que caminham os jogos digitais educacionais que construímos. De nossos estudos, compreendemos que os jogos digitais educacionais podem contribuir para o engrandecimento da aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo em que proporciona entretenimento e diversão. Inferimos que o ensino de Probabilidade contribuirá para que ao longo de sua vida as crianças saibam elaborar conjecturas, formular hipóteses e estabelecer relações sobre os fenômenos aleatórios. Entendemos que junção ensino de Probabilidade e Jogos digitais educacionais, pode oferecer uma formação diferenciada aos alunos e professores criando espaços diversificados para aprendizagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1424
Aparece nas coleções:2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janete Fonseca Miranda.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.