Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1447
Título: SIMULAÇÃO DA OBTENÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO DIFERENTES MATÉRIAS PRIMAS E HIDROTALCITA HIDROXIAPATITA COMO CATALISADOR
Autor(es): ALMEIDA, L. A. de
BÔAS, , R. N. VILAS
COSTA, , G. M. C. P. da
MENDES, , M. F.
Data do documento: 2020
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo simular o processo de produção de Biodiesel testando diferentes matérias primas lipídicas e usando material de hidrotalcita hidroxiapatita como catalisador. O simulador de processo utilizado foi o DWSIM V.5, no qual manteve se as condições operacionais para os diferentes processos. As matérias primas utilizadas foram o destilado da desodorização de óleos vegetais (DDOV), que é um subproduto do processo de refino de óleos vegetais, e óleo de soja comercial para fins comparativos. Os resultados das simulações obtiveram conversão de, aproximadamente, 91 94% para ambas matérias primas utilizadas. Dessa forma, os resultados confirmar am a possibilidade do uso de DDOV como fonte lipídica na produção de biodiesel, uma vez que o DDOV é um subproduto de baixo custo comparado aos óleos vegetais refinados. A simulação realizada com o DWSIM ainda apresentou na etapa de purificação do biodies el, uma corrente composta por ésteres metílicos (aproximadamente 94%), isenta de água e metanol, contendo, ainda, glicerol (1,10x10 17 %) e ácido residual (aproximadamente 0,5%).
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1447
Aparece nas coleções:IV EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
download (9).pdf821,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.