Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1456
Título: ALGORITMO DETERMINÍSTICO PARA LIMITAÇÃO DO MÁXIMO SOBRESSINAL EM SISTEMAS DE CONTROLE PID QUANDO SINTONIZADOS PELO MÉTODO DA SÍNTESE DIRETA
Autor(es): ANDRADE, FILHO , A. P
TEIXEIRA, E. P
SILVA, A. M. B2
Data do documento: 2020
Resumo: Nas plantas de controle industriais, a maioria dos controladores PID são ajustados em campo, apesar de existirem diversos métodos de sintonia destes controladores. Sem dúvida, o método da síntese direta é um dos mais eficazes e simples de se implementar, ainda mais quando não se conhece a função de transferência característica do processo. Entretanto, para se implementar este método, é necessário arbitrar um valor para a constante de tempo desejada do sistema. O problema é que, quanto menor for esta constante de tempo, o sistema tenderá a apresentar um sobressinal mais acentuado, o que não é aceitável em muitos sistemas de controle. O presente artigo apresenta um algoritmo implementado na linguagem VBA para calcular e determinar os parâmetros do PID (Proporcional Integral Derivativo) de forma automática, baseando-se em uma constante de tempo ideal, que após determinada pelo algoritmo gerará a melhor resposta abaixo do sobressinal desejado e informado pelo usuário.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1456
Aparece nas coleções:IV EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
download (19).pdf234,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.