Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1696
Título: AVALIAÇÃO DE PRESCRIÇÕES NA ONCOLOGIA: A importância do profissional farmacêutico nas prescrições médicas em uma clínica de oncologia na cidade de Uberaba
Autor(es): NOGUEIRA, THALITA AGUIAR
PEREIRA, TATIANA APARECIDA
Palavras-chave: Câncer
prescrições
atenção farmacêutica
Data do documento: Dez-2021
Resumo: Câncer é um termo que abrange diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, as quais podem invadir tecidos ou órgãos. Estas células se dividem rapidamente, formando os tumores. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva apontam que, em 2021 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer no Brasil. Este cenário aponta para a necessidade de implementações das ações de prevenção, controle e manejo do câncer, que devem contar com uma equipe multiprofissional, sendo indispensável a atuação do farmacêutico. De forma a garantir a segurança do paciente, uma das atribuições do farmacêutico é realizar a avaliação das prescrições médicas. O objetivo do presente trabalho é delinear o perfil das prescrições médicas para pacientes oncológicos, identificar problemas relacionados aos medicamentos e considerar o papel do farmacêutico na prevenção e detecção de erros. Foi utilizada como metodologia a análise retrospectiva de dados qualitativos e quantitativos através da consulta em banco de informações de pacientes em terapia infusional para tratamento e controle do câncer, conduzido em uma clínica de oncologia na cidade de Uberaba, Minas Gerais no período de 04/01/2021 a 30/06/2021. Foram analisadas prescrições de 332 pacientes em 1854 atendimentos. As prescrições de todos os atendimentos foram validadas e assinadas pela farmacêutica e a classe mais prescrita foi a dos bifosfonados, 36,75% seguida dos anticorpos monoclonais, 29,8%. Intervenções como ajuste de dose e troca de diluente foram as principais relatadas. Após a pesquisa foi possível concluir que a avaliação farmacêutica das prescrições é uma estratégia que proporciona uma terapêutica eficiente e é uma das maneiras de garantir a segurança do paciente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1696
Aparece nas coleções:2021/02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALITA AGUIAR NOGUEIRA.pdf755,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.