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Título: JUDÔ E EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO
Autor(es): Abdala Vieira, Danilo
Palavras-chave: Judô. Educação Básica. Violência. Bullying.
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: A iminente ampliação da prática do judô nas escolas brasileiras, por meio de uma parceria entre o Brasil e o Japão, propiciou algumas questões: como os princípios que norteiam a prática do judô podem contribuir para a formação de crianças e jovens na educação básica? Existe relação entre a prática de judô e a redução da agressividade e dos casos de bullying? Buscando respostas, a pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições e relações entre os princípios e a prática do judô e a educação básica, focalizando o exercício da modalidade e a redução dos casos de bullying e de outros tipos de violência escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental no campo da abordagem qualitativa da pesquisa em educação. A história do judô foi revisitada, juntamente com os princípios idealizados pelo seu fundador, Jigoro Kano (que começou a praticar artes marciais devido ao bullying que sofria na escola), a partir das obras de Kano (2008a) e Waston (2011). Foram analisados documentos de políticas públicas para o esporte, a educação básica e o judô no país, bem como produções acadêmicas selecionadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), utilizando-se o termo/descritor “judô”. Na literatura consultada evidenciaram-se estudos sobre a tendência de redução de comportamentos agressivos por praticantes, porém não foram encontrados, nas plataformas investigadas, resultados de pesquisas específicas sobre o judô e o bullying, em todas as formas de manifestação. Conclui-se que o judô, se incorporado à educação básica e ensinado para estudantes, dentro dos princípios preconizados pelo seu fundador, pode trazer diversos benefícios para crianças e adolescentes, tais como a melhoria da saúde, o enriquecimento cultural, o desenvolvimento de habilidades socialmente competentes, entre outros. Nesse sentido, o docente tem papel fundamental no processo, assim como o modo como desenvolve a prática, os ensinamentos. A formação continuada docente é, pois, fundamental para potencializar e aprimorar os ensinamentos da modalidade e a formação dos educandos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1716
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