Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1831
Título: USO DA PRÓTESE REMOVÍVEL FLEXÍVEL NA REABILITAÇÃO DE ARCOS PARCIALMENTE DESDENTADOS
Autor(es): MORAIS SILVA, CAMILA, CAROLINA GONÇALVES DELGADO
Palavras-chave: Próteses parciais removíveis
Próteses acrílicas
Dentaduras flexíveis
Data do documento: 4-Dez-2021
Resumo: Arcos parcialmente desdentados muitas vezes são reabilitados com próteses parciais removíveis de resina acrílica associada a um metal fundido. Entretanto, a presença do metal pode desagradar alguns pacientes devido à falta de naturalidade. Diante disso, as chamadas próteses flexíveis, também conhecidas como próteses de grampo estético ou “invisível” representam uma alternativa. Este trabalho buscou avaliar, por meio de uma revisão de literatura, os principais aspectos relacionados às próteses removíveis flexíveis na reabilitação de arcos parcialmente desdentados. Foram realizadas pesquisas de artigos nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo e Google scholar, utilizando os descritores: “Flexible Partial Dentures”, “Thermoplastic Removable Dentures”, “Flexible Removable Dentures”, “Rehabilitation”, “Partially edentulous”. A busca realizada demonstrou que a cor da estrutura metálica é uma das principais desvantagens das próteses parciais removíveis convencionais, o que tem se tornado cada vez mais inaceitável para pacientes com alta exigência estética. Além disso, a biocompatibilidade dos grampos metálicos é um assunto controverso na literatura. Uma abordagem relativamente nova é a confecção dos grampos com materiais termoplásticos da cor do dente. Vários materiais têm sido utilizados na confecção dentre eles: poliamidas, poliésteres, policarbonatos, acrílicos e polipropilenos. Os materiais utilizados nessas próteses são mais macios do que a resina acrílica utilizada no tipo convencional. Além da estética, a literatura relata como vantagens desse tipo de prótese a economia, a fácil adaptação e a leveza, além do menor tempo de trabalho. As desvantagens incluem a necessidade de um treinamento especial para abordar as diferentes técnicas de processamento dos materiais, a necessidade de aquisição de equipamentos e instrumentos especiais para ajustá-las, a falta de ligação mecânica com os dentes artificiais, falha em manter a dimensão vertical sob forças oclusais devido à flexibilidade, a baixa condutibilidade térmica, a instabilidade de cor, assim como o menor módulo de elasticidade. É relatado que o uso da resina termoplástica fora da conformidade com os princípios relativos ao desenho de uma prótese parcial removível pode afetar seriamente os tecidos periodontais dos dentes pilares e o rebordo residual além disso, dependendo do material, pode ocorrer fratura do grampo de resina, aumento da rugosidade da superfície polida ou descoloração da resina, sendo o reparo de difícil execução. Conclui-se que embora as chamadas próteses sem grampo apresentem vantagens na restauração da aparência, existe a necessidade da realização de mais estudos para melhorar a aplicabilidade clínica.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1831
Aparece nas coleções:2021/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO DA PRÓTESE REMOVÍVEL FLEXÍVEL NA REABILITAÇÃO DE ARCOS PARCIALMENTE DESDENTADOS - Cópia.pdf507,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.