Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1834
Título: MOLDAGEM DIGITAL NA ODONTOLOGIA – A TECNOLOGIA PRESENTE NOS CONSULTÓRIOS DO SÉCULO XXI
Autor(es): BORGES MENDES SOARES NUNES, ITALO
Palavras-chave: Moldagem digital
Scanner intra oral
Moldagem convencional
CAD/CAM
Data do documento: 4-Dez-2021
Resumo: Impressões precisas são essenciais na confecção de próteses dentárias. Durante a última década, os sistemas de moldagem digital evoluíram substancialmente. Por meio deste trabalho, foi realizada uma revisão de literatura visando avaliar as evidências de possíveis benefícios e precisão das técnicas de impressão digital em comparação com as técnicas de impressão convencional na confecção dos diferentes tipos de próteses dentárias. Foram feitas pesquisas de artigos nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo e Google scholar, utilizando os seguintes descritores: “digital impression”, “digitalization”, “intraoral scanner”, “impression accuracy”, “CAD/CAM” e “digital versus conventional impression”. Como resultado, foi encontrado que os métodos de impressão digital e convencional têm algumas vantagens e desvantagens, quando comparados. No método convencional há um número maior de etapas o que aumenta a possibilidade de cometer erros. Os métodos digitais são mais vantajosos em relação ao tempo, preferência do paciente devido ao conforto e redução do reflexo ao vômito, e fácil armazenamento. Foi observado que na presença de sangue em excesso, o método convencional utilizando materiais de moldagem apresentaram melhores resultados comparados ao digital, tendo em vista a dificuldade de leitura óptica. Além disso, o método digital apresenta um custo superior devido a necessidade de equipamentos específicos e treinamento. Com relação a indicação e precisão, as técnicas apresentam resultados comparáveis para coroas e próteses fixas de poucos elementos. Para a confecção de próteses implantossuportadas a impressão digital é clinicamente aceitável, entretanto, apresenta limitações no que se refere a impressões de arco completo para prótese total. Conclui-se que a redução do tempo de trabalho do procedimento associado a moldagem digital pode melhorar a eficiência clínica e a experiência do paciente durante. Embora a precisão dos sistemas digitais pareça promissora e comparável aos métodos convencionais, eles ainda são vulneráveis a imprecisões, principalmente para uso em arcadas completas, e na presença de sangue em excesso.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1834
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA 2021/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOLDAGEM DIGITAL NA ODONTOLOGIA – A TECNOLOGIA PRESENTE NOS CONSULTÓRIOS DO SÉCULO XXI.pdf504 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.