Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2211
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS OFERTADOS AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM 2015
Autor(es): Freitas, Thaís Rodrigues Wolter Sabino de
Palavras-chave: Formação continuada
Educação Básica
Professores de Educação Física
Políticas Educacionais
Data do documento: 2016
Resumo: Esta pesquisa analisa os conteúdos oferecidos nos cursos de formação continuada da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG. Está vinculada à Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem e faz parte de um projeto de maior alcance intitulado “Diagnóstico de Necessidades de Formação Continuada dos Professores de Educação Básica de Minas Gerais”. Como objetivo geral aspiramos a compreender as políticas e a estrutura organizativa da formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Uberaba e, especialmente, as destinadas aos professores de Educação Física, os objetivos específicos são pesquisar as políticas educacionais existentes no Brasil sobre a formação dos professores, particularmente sobre a formação dos professores de Educação Física; compreender as políticas e a estruturação da formação continuada dos professores da Educação Básica em Uberaba-MG; destacar a formação continuada para os profissionais de Educação Física; analisar, a respeito do que dizem as políticas públicas, as ações formativas realizadas pela Casa do Educador de Uberaba com professores de Educação Física durante 2015. Busca responder às seguintes questões: quais cursos de formação continuada para professores de Educação Física são ofertados pela Rede Municipal de Educação de Uberaba? De que forma e em quais aspectos educacionais e metodológicos eles se desenvolvem? O conteúdo programático proporciona o desenvolvimento profissional de modo a favorecer a formação continuada para os profissionais de Educação Física? O procedimento metodológico foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográfica e documental. Para análise de dados utilizaram-se a Ficha Resumo de Conteúdos e a de Análise Documental, elaboradas pelo orientador desta pesquisa, o Prof. Dr. Orlando Fernández Aquino. Os resultados apontam que os cursos ofertados apresentam o caráter de capacitação dos professores, abordando os elementos técnicos em sua elaboração, e nos apontaram no sentido de que há a necessidade de se atender às orientações estipuladas nas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores de Educação Física para o curso de Graduação Plena, de forma a contemplar uma formação ampla, com as ações baseadas nas reflexões, promovendo o contínuo desenvolvimento desses professores em suas dimensões pedagógicas, específicas, culturais, sociais e profissionais. Conclui-se que será necessária a reestruturação dos cursos ofertados pela Rede Municipal de Educação por meio da Casa do Educador a fim de atender às demandas da formação continuada para os professores de Educação Física.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2211
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS RODRIGUES WOLTER SABINO DE FREITAS.pdf831,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.