Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2243
Título: DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE UBERABA-MG
Autor(es): Silva, Rafaela Mariane Sousa Nunes da
Palavras-chave: Educação Básica
Necessidades Formativas de Professores
Formação Continuada
Data do documento: 2019
Resumo: Esse estudo se insere na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem da Universidade de Uberaba– UNIUBE, no contexto da formação continuada das escolas estaduais da cidade de Uberaba-MG e está inserido no Projeto guarda-chuva: “Formação Continuada de Professores em Minas Gerais: políticas, programas, necessidades e impactos na aprendizagem dos alunos”, coordenado pelo orientador desta pesquisa, Dr. Orlando Fernández Aquino. O objeto da investigação dessa dissertação consubstanciou-se nas necessidades de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública Estadual de Uberaba, MG. O problema da pesquisa formulou-se da seguinte maneira: Quais são as necessidades de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de Uberaba, MG? De acordo com isso, o objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar as necessidades de formação continuada desses professores. Partiu-se da hipótese de que a identificação das necessidades de formação continuada de professores do ensino fundamental I da Secretaria Estadual de Uberaba– MG poderiam contribuir para a ressignificação da formação continuada dos professores dessa rede e nível de ensino. A metodologia está composta por três métodos correlacionados, a saber: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, esta última mediante a aplicação de questionário a uma amostra de professores. A análise dos dados realizou-se com auxílio do Software Microsoft Excel. A triangulação das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, permitiu-nos aproximar das necessidades formativas dos docentes atuantes nos anos iniciais dessa rede de ensino. Constatou-se inúmeras insatisfações dos sujeitos da pesquisa no que tange a suas formações continuadas, assim como, pouco impacto dessas na aprendizagem dos professores e dos alunos. A pesquisa aspira a contribuir com a melhoria das propostas da rede estadual de ensino de Uberaba, MG, para a formação continuada dos professores de ensino fundamental e, em consequência, a melhora da qualidade da educação no município. Os resultados da pesquisa possuem um caráter fundamental para formulação de futuras políticas para formação de professores e podem servir de ponto de partida para a implementação de estratégias e ações nesse importante campo do conhecimento.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2243
Aparece nas coleções:TURMA 15

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA MARIANE SOUSA NUNES DA SILVA.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.