Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2336
Título: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL: UMA PROPOSTA DE MELHORIA NA GESTÃO DE MANUTENÇÃO ATRAVÉS DA ESTRUTURAÇÃO DO PCM EM UMA INDUSTRIA DE FERTILIZANTES
Autor(es): Costa, Igor de Freitas
Quirino, Lucas
Clemente, Michel
Cardoso, Wagner
Palavras-chave: PCM. Plano de Manutenção. KPI’s
Data do documento: 1-Jun-2019
Resumo: Em busca de atingir a excelência do setor de manutenção industrial o presente artigo tem como objetivo abordar a importância do Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) dentro da indústria. Através de estudos exploratórios e explicativos obtendo assim dados qualiquantitativos que serão utilizados para formular propostas de melhorias para a indústria estudada. O estudo de caso visa mostrar que com foco, atenção dedicada aos mantenedores, somadas a ações simples como: identificação de equipamentos, histórico de manutenção informatizados, custos tabulados, KPI’s somados a gestão avista, planejamento e controle do dia-a-dia de mantenedores impactam de forma positiva na indústria. Mostrando que pequenas ações como estas, a custos ínfimos possibilitam conseguir aumentos de produtividade e ganhos econômicos na indústria. Mas nem tudo são flores, como em qualquer mudança de cultura foram encontrados barreiras, como a não aceitação do planejamento e controle dos afazeres do dia do mantenedor, controle do que o mantenedor poderia requisitar e aplicar em uma manutenção. Antes do início dos estudos para a implantação do PCM havia liberdade dos mantenedores mais também havia descontrole dos afazeres e gastos, agora com a implantação mesmo que parcial do PCM já é possível colher frutos como controle de custos, índices de equipamentos que ficam parados por manutenção e ganho monetário real.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2336
Aparece nas coleções:2019/1



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.