Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/235
Título: SISTEMA ADESIVO AUTOCONDICIONANTE DE DOIS PASSOS: COMPOSIÇÃO, APLICAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Autor(es): CAMILO SERRA, RODOLPHO
DE OLIVEIRA SOUZA, VINÍCIUS
Palavras-chave: Sistema adesivo autocondicionante
Esmalte
Dentina
Data do documento: 16-Dez-2017
Resumo: Adesão é o termo frequentemente utilizado para definir a união entre os materiais odontológicos e o substrato dental. Devido a intensa busca por adesivos que diminuam o tempo de trabalho, simplificando assim a utilização, é de suma importância um estudo que revise as propriedades dos sistemas adesivos autocondicionantes utilizados atualmente. O presente trabalho revisou artigos contidos na base de dados PubMed publicados posteriormente ao ano de 2008, a fim de recapitular a composição, maneiras de aplicação, analisando características como resistência de união, importância dos solventes água e acetona, presença do MDP (Metacriloiloxidecil Dihidrogeno Fosfato) e formação da ABRZ (Zona de Resistência Ácido-Base) no substrato, considerando as vantagens e desvantagens do sistema adesivo autocondicionante de dois passos e seu uso em restaurações estéticas. Após revisão de literatura foi observado que o condicionamento seletivo do esmalte, utilizando adesivos autocondicionantes melhora significativamente a infiltração da resina, com um maior aumento nos tags, melhorando adesão. Também foi comprovado a importância do MDP na composição dos sistemas adesivos autocondicionantes, o qual tem um grande potencial de interação com a hidroxiapatita, contribuindo com a durabilidade da adesão, garantindo melhor adaptação e diminuindo a infiltração e manchamento nas margens da restauração. Foi concluído que o condicionamento seletivo é importante afim de melhorar a adesão e diminuir os fatores como cárie secundária, infiltração e manchamentos das margens. Estudos futuros são necessários quanto à adição do cobre nanoparticulado na composição do sistema adesivo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/235
Aparece nas coleções:2017/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SISTEMA ADESIVO AUTOCONDICIONANTE DE DOIS PASSOS - COMPOSIÇÃO, APLICAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGEN.pdf326,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.