Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2365
Título: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO 9º PERÍODO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA- MG, EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(es): Regiane Gonçalves, Adriana
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Pandemia. Desigualdades na escolarização e exclusão.
Data do documento: 16-Dez-2021
Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa acerca de uma experiência de Educação de Jovens e Adultos do 9º período de uma escola da Rede Pública Municipal de Uberlândia- MG em tempos de pandemia, ocorrida no ano de 2020. Essa pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, e ao Projeto-Guarda-Chuva, intitulado “Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares”, adotou o enfoque qualitativo e contemplou revisão bibliográfica e pesquisa documental. O objetivo geral da pesquisa é analisar as experiências de Educação de Jovens e Adultos– EJA em tempos de pandemia e seus efeitos na/para a escolarização dos/as alunos/as do 9º período da EJA de uma escola da Rede Pública Municipal de Uberlândia. Como objetivos específicos: identificar e analisar atividades pedagógicas utilizadas na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia, no período de março a outubro de 2020; identificar e analisar os conteúdos e apoio à escolarização à Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia, no período de março a outubro de 2020; analisar a relação escola e estudante da EJA do 9º período; identificar e analisar as dificuldades de permanência e continuidade dos estudos dos/as alunos/as do 9º período da EJA, em tempos de pandemia; identificar e analisar estratégias de avaliação, utilizadas na EJA, durante a pandemia, no período de março a outubro de 2020, descrever e analisar os Planos de Estudos Tutorados –PETs, disponibilizados para os/as alunos, no período de março a outubro de 2020. A base teórica que ancorou a pesquisa foram as formulações de Bogdan e Biklen (1994) sobre enfoques, métodos e técnicas de pesquisa, de Cellard (2012) acerca da pesquisa documental; de Freire (1977); (2003); (2005); (2011); (2019) a respeito de Educação de Jovens e Adultos e de Montalvão (2021), Oliveira (2020), Lima (2020) sobre educação e pandemia. Os resultados mais recorrentes sinalizaram um aprofundamento das desigualdades educacionais na EJA, queda ainda maior na qualidade do ensino e descaso do Estado em relação aos direitos à educação escolar. Por fim, resultados da investigação possibilitaram elaborar proposições, favorecendo a reconstituição de acontecimentos e a continuidade da reflexão sobre EJA em tempos de pandemia.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2365
Aparece nas coleções:2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA REGIANE GONÇALVES.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.