Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2377
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DITADURA CIVIL-MILITAR E RELIGIÃO: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos da Cruzada de Ação Básica Cristã (1965-1971)
Autor(es): de Ávila Furtado, Monalisa
Palavras-chave: Cruzada ABC. Educação de adultos. Alfabetização Tecnicista. Ditadura. Princípios políticos e pedagógicos.
Data do documento: 15-Mai-2022
Resumo: No presente trabalho visamos analisar os princípios políticos e pedagógicos presentes na proposta educacional para a alfabetização de adultos da Cruzada de Ação Básica Cristã – Cruzada ABC, instituída nos estados do Nordeste brasileiro entre 1965 e 1971, nos primeiros anos do Regime Civil-Militar (1964-1985). Com o objetivo de evidenciar as representações ideológicas presentes nas ações da Cruzada de Ação Básica Cristã, nos propomos a estabelecer uma análise acerca de suas práticas pedagógicas, averiguando como as ações da Cruzada ABC propiciaram a propagação dos ideais cristãos, e identificando as estratégias adotadas pela Cruzada ABC para legitimar sua atuação. Para tanto, utilizaremos como fonte de pesquisa o conteúdo das publicações institucionais da Cruzada que incluem, cartilhas, manuais do professor alfabetizador, livros, bem como cadernos de exercícios de todas as fases do programa. As fontes documentais, aliadas aos estudos acadêmicos de autores que tratam da história da educação de adultos, embasaram nossa investigação e possibilitaram a análise crítica das representações ideológicas presentes nas ações da Cruzada ABC, das práticas pedagógicas e concepções de analfabeto e alfabetização da Cruzada. O conteúdo didático estritamente ancorado nos valores cristãos protestantes do programa disseminaram concepções de progresso nacional, patriotismo e assistencialismo de atuação comunitária, visando o apoio ao governo recém-instituído. A Cruzada ABC, embora tenha pretendido se consolidar como um programa de abrangência nacional de alfabetização de adultos, não atingiu sua meta prioritária e colaborou para intensificar o preconceito da sociedade contra o analfabeto.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2377
Aparece nas coleções:2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONALISA DE ÁVILA FURTADO.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.