Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2379
Título: COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS, EXCEL E ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS: UMA POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Fernandes de Paula, Jander
Palavras-chave: Competências. Estatísticas. Atividades Contextualizadas. Excel.
Data do documento: 26-Out-2022
Resumo: O ensino da Estatística possui diversos desafios para os professores, e dentre eles estão a busca por novas metodologias e recursos que aprimorem o processo educativo dessa componente curricular. Associação da Estatística a situações reais é imprescindível para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Os números nos acompanham do nascimento até a nossa morte, porém eles adquirem maior importância prática em nossa vida somente quando estão ligados a algum contexto. Por isso, é importante o professor contextualizar a matemática com a realidade do estudante, para torná-la mais interessante. Nesse contexto, surgiu a motivação para pesquisar sobre a contextualização da Estatística, utilizando o Excel para possibilitar o desenvolvimento das competências estatísticas. Para atingir esse objetivo, foi realizada a pesquisa bibliográfica, analisando as posições adotadas por vários pesquisadores que tratam da temática da dissertação. Dessa maneira, a pesquisa está fundamentada em trabalhos já publicados, compostos especialmente por livros, teses, dissertações, revistas científicas e artigos científicos. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível constatar que as atividades contextualizadas, utilizando o Excel, podem ser capazes de desenvolver as competências estatísticas no ensino médio para melhorar a compreensão dos dados estatísticos. Portanto, foi possível responder de forma positiva à hipótese da pesquisa. Além disso, o estudo fomentou o desenvolvimento de um produto educacional na forma de um E-book para propiciar o desenvolvimento das competências estatísticas com habilidades necessárias para se elaborar gráficos, tabelas, cálculo de medidas de tendência central e de dispersão, pesquisas e análise de dados com auxílio e apoio dos recursos computacionais, presentes nas planilhas eletrônicas. Dessa forma, as atividades contextualizadas, elaboradas no E-book, pretendem possibilitar o desenvolvimento das competências estatísticas, favorecer e valorizar o desenvolvimento no estudante quanto aos aspectos da criticidade e a capacidade de associar a estatística com o seu dia a dia.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2379
Aparece nas coleções:2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jander Fernandes de Paula.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.