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Título: UNIDADES DIDÁTICAS PARA INCLUSÃO RACIAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA, MG Reflexões sobre experiência pedagógicas
Autor(es): Rodrigues da Costa Oliveira, Cátia
Palavras-chave: Metodologia por projetos. Aprendizagem. Educação Antirracista. História Africana. Lendas Africana.
Data do documento: 27-Jul-2021
Resumo: Os objetivos desta pesquisa são identificar os problemas de aprendizagem dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e promover uma metodologia de aprendizagem por meio de projetos, envolvendo os discentes na interação com a Lei n.º 10.639/2003, em uma perspectiva de conhecimentos e a valorização da cultura africana, permeando e usando as lendas africanas. Recorreu-se às práticas pedagógicas voltadas à superação do racismo, como análises críticas de materiais didáticos e os discursos, bem como a reflexão interdisciplinar sobre a diversidade cultural. Nessa perspectiva, para ensinar aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, é necessária uma reflexão pedagógica para a escola e um referencial teórico para as devidas interpretações dos professores como ponto de partida. Dessa forma, a metodologia de projetos apresenta-se como um articulador para o ensino no sexto ano, a fim de desenvolver o conhecimento intelectual dos alunos. Procurou-se evidenciar que, no rol de interesses da educação, Dewey durante a primeira metade do século XX e Paulo Freire, um dos pensadores mais importantes da primeira metade do século XX e da segunda metade também. Eles demonstraram que, em tempos diferentes, ao se apropriar de assuntos que circulam no meio da educação, valorizar os conhecimentos por meio de trabalhos colaborativos, problematizar, fazer a aproximação de uma aprendizagem na Língua Portuguesa, usar as lendas africanas e as culturas do povo negro de Uberlândia, visaram a organizar os componentes curriculares de forma contextualizada entre todas as disciplinas. Na pesquisa, foram aplicadas a abordagem qualitativa, análises dos Projetos Políticos Pedagógicos, foram construídas algumas unidades didáticas para o trabalho de Inclusão Racial usando as lendas africanas e suas narrativas. Contextualizações da história do Congado em Uberlândia, as inferências sobre o ator Sebastião Bernardes de Souza Prata, o “Grande Otelo”, com as ferramentas diários de classe e fichas de anotações de educadores das escolas em Uberlândia durante a elaboração do PPP. Observou-se um documento voltado, a partir dos dados, para uma prática que possa compartilhar com a Inclusão\Racial a transição do quinto ano, quando o aluno possui apenas um professor em sala de aula, para o sexto ano, com oito componentes curriculares, causam impacto de diversas ordens no aluno, relacionais e emocionais, que exige um acolhimento com acompanhamento mais próximo e individualizado. A metodologia de aprendizagem por meio de projetos foi utilizada por professores anteriormente com resultados positivos. As principais conquistas citadas foram: participação coletiva dos alunos, decisão democrática sobre os aspectos a serem estudados e solucionados, bem como o conhecimento da realidade sociocultural da comunidade escolar e de seu entorno. Aqueles que não aplicam essa metodologia justificaram como causa, o trabalho adicional que é exigido bem como dificuldades em trabalhar em equipe. Com resultado prático, a pesquisa deste estudo, que visou a contribuir para a melhoria da Educação Básica, apresentou-se uma proposta de intervenção, por meio de uma unidade didática para a disciplina de Língua Portuguesa sobre lendas africanas, ressaltando-se os valores culturais e simbólicos. Vemos a importância da educação antirracista no sexto ano com vistas aos conhecimentos, essas experiências serão mantidas e vivências na escola no social dos adolescentes e ancestrais, conhecer a história no contexto da cultura de certos povos negros e as mazelas dessa população
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2388
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