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Título: A PRÁTICA DOCENTE E AS MEDIAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA INCORPORAÇÃO DAS TDIC: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de
Palavras-chave: Educação Superior
Tecnologias digitais
Prática docente
Mediação pedagógica
Data do documento: 2020
Resumo: Essa pesquisa corresponde a um diagnóstico relativo à prática docente na Educação Superior pela incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Definiu-se como objeto de pesquisa a incorporação das TDIC na prática docente enquanto mediações de caráter didático em duas Instituições de Educação Superior (IES), sendo elas a Universidade de Uberaba (UNIUBE) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A investigação se desenvolveu na perspectiva dialética materialista, sendo realizada como estudo de caso, a partir das percepções dos professores e gestores de cursos relativas ao uso das TDIC na Educação Superior e o diálogo com diversos autores. Como pesquisa bibliográfica/hipertextual, elaborou-se um estado da questão, incluindo teses e dissertações publicadas recentemente e que estão alinhadas ao objeto de pesquisa desse estudo; abordando-se, ainda, o cenário neoliberal e tecnológico contemporâneo em sua relação com a Educação Superior. Desenvolveu-se pesquisa documental caracterizada pelo levantamento da legislação pertinente ao tema e ao objeto de pesquisa, considerando-se documentos publicados a partir dos anos 1980. E ainda, realizou-se pesquisa empírica – com questionários aplicados aos docentes e com entrevistas desenvolvidas com gestores de cursos – que se caracterizou como estudo de caso. Verificou-se, tendo o estudo sido realizado em suas diversas dimensões, que há um crescente movimento por parte das IES e seus docentes, e por parte dos poderes públicos, de se buscar formas de incorporar as TDIC na Educação Superior. Foram percebidos, portanto, direcionamentos e progressos nesse sentido, apesar dos desafios enfrentados e da necessidade de formação docente e discente constatada. Desvendaram-se contradições que tenderão a persistir por algum tempo, conforme averiguou-se, pois, há ainda questões a serem respondidas e problemas sem solução imediata. Espera-se, no entanto, com o estudo de caso elaborado, contribuir para que as IES consigam reavaliar suas propostas didático-pedagógicas com a incorporação das TDIC.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2394
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