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Título: TRABALHO DOCENTE À LUZ DA CULTURA VIRTUAL: TRANSMUTAÇÕES, CONTEÚDOS E SIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): Baratella, Ricardo
Palavras-chave: Trabalho docente
Cultura virtual
Formação em serviço
Educação superior
Tecnologias e subjetividade
Data do documento: 2021
Resumo: Nos dois primeiros decênios do século XXI, ocorreram transformações no mundo do trabalho, como novas estratégias de fornecimento dos serviços financeiros e tecnológicos, reestruturação produtiva, desdobramento da jornada de trabalho e polivalência profissional que impulsionaram o ser humano à responsabilidade de reorganizar o seu estilo de vida. Essas metamorfoses se exteriorizam não só na esfera escolar, mas também no sistema social, sinalizando mutações acentuadas na natureza e nos ritmos do trabalho docente de diferenciados níveis, categorias e modalidades ocupacionais. A partir de tal contexto, esta pesquisa toma por objeto de estudo as implicações da cultura virtual no trabalho docente. O problema que orienta a investigação é saber sob quais formas, ritmos e expressões a cultura virtual tem conduzido a uma reestruturação do trabalho docente na educação superior, reconfigurando a subjetividade de professores universitários dos cursos de graduação. O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Uberaba, e integra o projeto de pesquisa intitulado Trabalho e profissão docente na cultura virtual: tendências, conteúdos e implicações para a subjetividade e a saúde de professores. O objetivo principal é compreender as inter-relações entre trabalho docente, cultura virtual e subjetividade de professores da educação superior nos cursos de graduação. Em termos de circunscrição epistemológica e em relação aos objetivos, a tese classifica-se como explicativa, apresentando como técnica de recolha de informações: questionário, entrevistas narrativas, estudos de relatórios e documentos administrativos. Para obter as informações que ocorrem em ambientes virtuais na educação superior, um dos aportes metodológicos empregados foi o netnográfico. Nessa forma especializada de etnografia, utilizou-se a comunicação digital mediada por computadores e/ou por rede de computadores. Apresenta uma abordagem quali-quantitativa e, em relação aos procedimentos, apresentou as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo incluiu levantamento eletrônico de artigos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no portal de periódicos da CAPES; leitura de livros e pesquisa de campo realizada com a participação de 142 docentes (23,91%) de três IES privadas mineiras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro que responderam a um questionário e 37 (26,06%) professores participaram da entrevista narrativa. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo. As fontes de pesquisa se respaldam em obras clássicas e contemporâneas, sustentadas no referencial teórico do materialismo histórico e dialético. As investigações de base histórico dialética podem contribuir para desvendar as contradições contemporâneas do capitalismo, permitindo compreender as diversas e complexas variáveis que se inscrevem na constituição histórica do processo de trabalho docente. Os resultados sugerem que o trabalho docente envolve diversos fatores, tais como: novas relações de tempo e espaço; globalização e sociedade em rede; cultura virtual e trabalho; subjetividade do professor em tempos de dispersão; produtividade; polivalência; multitarefas; desvalorização e desprestígio da carreira profissional; precarização, intensificação e extensificação do trabalho docente; tecnologias digitais e educação superior; condições de trabalho e processo saúde-doença.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2404
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