Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2511
Título: A RELAÇÃO ENTRE DBO E PRESENÇA DE COLIFORMES NA ÁGUA: Um estudo da água do rio Uberaba no município de Uberaba - MG
Autor(es): FERREIRA, JOÃO PAULO BITTENCOURT ,
BORTOCAN, RENATO,
Palavras-chave: Coliformes fecais
Coliformes totais
Demanda bioquímica de oxigênio
Rio Uberaba
Data do documento: Dez-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo traçar a relação entre a presença de coliformes totais e fecais com o consumo bioquímico de oxigênio da água do rio Uberaba. Foram sujeitas a análises bioquímicas e microbiológicas 16 amostras coletadas entre os meses de agosto de 2022 a agosto de 2023, sendo 2 amostras mensais durantes os períodos de chuva e 1 amostra mensal nos meses de estiagem. Para a análise microbiológica pipetou-se a amostra em caldo Lauril Sulfato, depois inoculou-se em caldo EC e caldo Verde Brilhante e por fim semeou-se em ágar Eosin Methylene Blue. A demanda bioquímica de oxigênio foi calculada após medição com oxímetro digital imediatamente após a coleta e após 5 dias em estufa a 20ºC. Com os resultados de cada amostra notou-se que XX% delas apresentaram parâmetros fora da legislação e concluiu-se que a presença de coliformes fecais e totais pode ser fator de aumento da demanda bioquímica de oxigênio na água.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2511
Aparece nas coleções:2023/02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PAULO BITTENCOURT FERREIRA.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.