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Título: IMPACTOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): Custódio de Almeida Costa, Keila
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Pandemia; Educação; Ensino Fundamental II; Tecnofobia.
Data do documento: 18-Dez-2023
Resumo: Esta dissertação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação docente para educação básica, da Universidade de Uberaba, investiga os impactos do uso de tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da covid-19 em alunos do Ensino Fundamental II, e propõe um protocolo para revisão de literatura em educação. O estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão desses impactos, tendo como referência o pensamento complexo de Edgar Morin. Foi adotada uma abordagem holística que reconhece a importância de transcender as fronteiras disciplinares e incorporar diversas perspectivas. Uma metodologia de revisão de literatura em educação, empregando um software para codificação, categorização e análise de dados, com um protocolo específico, revelou uma série de descobertas importantes. As experiências dos alunos no ensino remoto durante a pandemia foram mistas. Foram identificadas experiências negativas, tais como desafios de acesso, isolamento social e dificuldades emocionais que demostraram uma rejeição ao ambiente virtual. No entanto, também surgiram marcadores de experiências positivas com relação à utilização das tecnologias digitais durante o ensino remoto com uma adesão à tecnologia, incluindo a penetração significativa da tecnologia na educação, que transformou a maneira como educadores ensinam e alunos aprendem. A pesquisa também destacou o desafio da tecnofobia, que representa um obstáculo significativo para a plena adoção da tecnologia por alguns educadores e alunos. Isso, por sua vez, tornou-se um efeito colateral importante a ser considerado.O equilíbrio entre tradição e inovação no campo da educação é um desafio contínuo, e é crucial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas colaborem para construir um futuro educacional mais eficaz, inclusivo e justo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2578
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