Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2605
Título: BALANÇO IMUNORREGULATÓRIO DE CÉLULAS TH1 NO SANGUE, FÍGADO E RIM DE RATOS NORMOGLICÊMICOS E DIABÉTICOS COM PERIODONTITE APICAL
Autor(es): SILVA, MARISSA OLIVEIRA
Silva, Renata Oliveira
Palavras-chave: Periodontite Periapical
Diabetes
IL-6
TNF- α
Data do documento: 20-Abr-2023
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da diabetes e/ou periodontite apical (PA) nos níveis de TNF-α e IL-6 nos tecidos hematológico, hepático e renal de ratos Wistar. Quarenta ratos machos foram divididos em quatro grupos: ratos normoglicêmicos (N), ratos normoglicêmicos com PA (N-AP), ratos com diabetes experimental (DE), ratos com diabetes experimental e periodontite apical (ED-AP). A diabetes foi induzida por injeção de estreptozotocina. O controle glicêmico foi realizado para confirmar o desenvolvimento da doença no sexto e último dia do período experimental. A infecção endodôntica foi induzida pela exposição do primeiro molar superior direito ao meio bucal. Após 30 dias, fragmentos de rim e fígado foram obtidos, bem como sangue venoso para quantificar os níveis de TNF α e IL-6 pela técnica de captura de ELISA. Os valores obtidos foram tabulados e analisados estatisticamente por meio dos testes de análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (p<0,05). Os resultados mostraram níveis séricos de TNF-α aumentados no grupo N-AP quando comparado ao grupo N (p<0,05). Além disso, AP potencializou os níveis de IL-6 no fígado de ratos no grupo ED-AP quando comparado ao grupo N-AP (p<0,05). Entre os ratos diabéticos, o AP não alterou os níveis de TNF-α e IL-6 no plasma, nos tecidos renal e hepático (p>0,05). Além disso, o ED aumentou os níveis de TNF-α e IL-6 no plasma e no tecido renal quando comparado com ratos normoglicêmicos (p<0,05). Pode-se concluir que a AP pode promover alterações sistêmicas inflamatórias como o aumento dos níveis séricos de TNF-α e potencializar a produção de IL-6 em tecidos hepáticos de ratos diabéticos. Além disso, a diabetes pode aumentar os níveis de IL-6 e TNF-α no plasma e tecido renal.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2605
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARISSA 05-04 (B).pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.