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Título: | CONDIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO |
Autor(es): | Rosa, Rosemar |
Palavras-chave: | Trabalho docente Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Condições de trabalho docente Organização de trabalho docente |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | As mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, relacionadas à reestruturação produtiva e à acumulação flexível, também se fazem presentes no contexto da pós-graduação stricto sensu em Educação na região do Triângulo Mineiro (PGERTM), influenciam a condição e a organização do trabalho docente e acarretam consequências para a vida profissional e pessoal de professores. Nessa direção, esta pesquisa do tipo explicativa e de abordagem quanti qualitativa, incluindo pesquisa bibliográfica, documental e empírica, tem como objeto de estudo o trabalho docente na pós-graduação stricto sensu em Educação na região do Triângulo Mineiro, no contexto do capitalismo em sua fase de acumulação flexível. Busca compreender de que forma o capitalismo, em sua fase de acumulação flexível, tem influenciado a condição e organização do trabalho docente e a vida de professores que atuam na PGERTM. São objetivos específicos: 1- Contextualizar a Pós-graduação Stricto Sensu em Educação no Brasil e na região do Triângulo Mineiro; 2- averiguar as mudanças ocorridas na organização do trabalho: do taylorismo à acumulação flexível; 3- identificar repercussões provocadas pelo capitalismo em sua fase de acumulação flexível no trabalho docente no ensino superior e na pós-graduação stricto sensu em Educação; 4 - analisar a condição e organização do trabalho docente na PGERTM. Como aporte teórico sobre a contextualização da Pós-graduação Stricto Sensu no Brasil, destacam-se: Brasil (1965), CAPES (2019a) e CAPES (2020a); sobre a PGERTM: CAPES (2020b), IFTM (2016, 2019), UFTM (2016,2019), UFU (2008, 2019) e UNIUBE (2015,2019); sobre a organização do trabalho: do taylorismo à acumulação flexível: Harvey (2016, 1992), Dardot e Laval (2016), Frigotto (2010, 2006), Antunes (2018, 2013, 2009), Alves (2007, 2011), Braverman (1987) e Marx ([1867]2009, 2016); sobre Trabalho produtivo X Trabalho Improdutivo: Marx ([1867]2016), Kuezer e Caldas (2009), Amorim (2009) e Marx (1987); referente ao Trabalho Imaterial: Camargo (2011), Amorim (2009), Antunes (2009), Alves (2008), Hardt e Negri (2003) e Lazaratto e Negri (2001). A investigação orientou-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário fechado e um roteiro de entrevista estruturada. A amostra foi composta por 44 docentes da categoria permanente dos Programas da PGERTM. Para analisar e interpretar os dados do questionário aplicado, foi realizada uma análise utilizando a estatística descritiva dos resultados obtidos em cada categoria e, para a análise das informações obtidas via entrevistas, realizadas com dez docentes, foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo, tendo como base categorias previamente estabelecidas, em coerência com os objetivos definidos e os aspectos centrais do problema desta tese. Os resultados apontam que o capitalismo, em sua fase de acumulação flexível, tem favorecido a intensificação do trabalho na PGERTM por meio de estratégias como: alongamento da jornada de trabalho, acúmulo de atividades, cobrança por resultados e produtividade/produtivismo, utilização das TDIC de modo a extrair mais produtividade e valor; o que termina por afetar a condição e organização do trabalho docente e a vida de professores. Conclui-se que as tendências do modo de produção capitalista permeiam a condição e a organização do trabalho docente na PGERTM, cuja organização passa não só pelas atividades pedagógicas, pela produção do conhecimento como fonte do trabalho, mas igualmente pela totalidade das relações sociais que demandam dos professores maior participação, adaptabilidade e flexibilidade, engajamento subjetivo ante uma conjuntura sempre mutável. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2785 |
Aparece nas coleções: | TURMA 2 |
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