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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2889
Título: | GESTÃO DA SALA DE AULA NA TRANSPANDEMIA: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS |
Autor(es): | VIANA, ALINE LUCAS BARROSO |
Palavras-chave: | Gestão da Sala de Aula Transpandemia Educação Popular Projeto Político Pedagógico Proposta Pedagógica |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por tema a gestão da sala de aula, com o enfoque nos elementos articuladores do planejamento e execução da proposta pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola municipal de Minas Gerais (MG), no contexto de transpandemia. Este relatório é fruto da pesquisa de Mestrado em Formação Docente para a Educação Básica, com financiamento do Projeto Trilhas de Futuro – Educadores, da Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG). Está vinculado à linha Práticas Docentes na Educação Básica; ao projeto de pesquisa intitulado “Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares”, ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq) e à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE. Tem por objetivo identificar e analisar a forma como se articulam os elementos estruturadores da proposta pedagógica que incidem sobre as práticas pedagógicas presentes na sala de aula, na transpandemia por Covid-19, em especial na Escola Municipal “Sebastião dos Santos Rosa”, em Santa Efigênia, Caratinga-MG. O referencial teórico é o da Educação Popular considerando as reflexões de Freire (2022abcd), Brandão e Assumpção (2009), Paro (2016), Libâneo (1985 e 2006), Vasconcellos (2019), Sacristán (2020), Souza e Novais (2021), Esteban (2002) e Lima (2014), dentre outros. O método é o fenomenológico, de abordagem qualitativa, com finalidade exploratória, utilizando-se a pesquisa documental e a pesquisa de campo, por meio da aplicação de uma roda de conversa e de questionários, junto a dez profissionais da escola alvo. A constituição da análise da pesquisa documental e de campo considera o estado do conhecimento, a percepção da política pública da educação básica e o referencial teórico da Educação Popular. Desta maneira, a utilização da triangulação dos dados permitiu a indicação de categorias que abordam a análise dos documentos referenciais, marcados pelas contradições entre as concepções de educação bancária e progressista, no discurso que fundamenta a prática e na prática fundamentada pelo discurso. Por meio da realização da pesquisa de campo, verifica se a presença de contradições destes documentos, o que desafiou a gestão da sala de aula na transpandemia para além da crise sanitária. As categorias analisadas indicaram a recusa da instituição em promover um currículo progressista, o que suscita a superação da alienação vigente, a partir da formação continuada em defesa da autonomia docente; e ainda, evidenciam a necessidade de problematizar a realidade, de modo que os processos de participação se façam democráticos e deliberativos, com o foco no poder de decisão de todas e todos que participam desta educação escolar. Como produto, para além deste relatório de pesquisa, foi produzido um material instrucional que pode ser utilizado para orientar a execução de um curso de formação direcionado aos profissionais da educação da escola alvo de investigação. O cenário transpandêmico urgiu a necessidade de promover educação de qualidade social para todas e todos, colocou-se e ainda se coloca como foco de toda gestão, cujo paradigma político deve contemplar a diversidade para a cidadania. Assim, esta pesquisa também revela iniciativas funcionais na gestão da sala de aula capazes de promover a educação como prática social humana pela libertação. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2889 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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