Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2913
Título: A BNCC DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.
Autor(es): FERREIRA, KELLY CRISTINA DURÃES
Palavras-chave: Língua Inglesa
BNCC
Linguagens
Muliletramentos
Data do documento: 2024
Resumo: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha Práticas Docentes para Educação Básica e propôs uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de Língua Inglesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, frente à perspectiva dos Multiletramentos, a fim de compreender as implicações dessa abordagem para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de inglês. Originado do termo “Multiliteracy” e a partir dos estudos propostos pelo Grupo de Nova Londres - GNL (1996), os Multiletramentos enfatizam a importância de desenvolver as habilidades críticas de leitura e de interpretação, para que os alunos sejam capazes de analisar e avaliar de forma crítica os textos e as informações que encontram em diferentes mídias em contextos sociais e culturais. Buscamos verificar como estão dispostas na BNCC as Competências e Habilidades no Componente Curricular pesquisado. Verificou-se ainda, as aproximações e os distanciamentos entre o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) e a BNCC (2018), na tentativa de identificar o que esses documentos balizadores preconizam a respeito da educação nacional. Foram identificadas possíveis lacunas na implementação de uma abordagem que conceitualmente, atribui à emergência cultural, institucional e global das novas manifestações da linguagem, a ampliação das práticas de letramento. O questionamento levantado pela pesquisa buscou compreender como se dá o estabelecimento da “superação” do conceito de alfabetização tradicional, observando a situação dos índíces das avaliações nacionais e as condições específicas do sistema educacional brasileiro na atualidade. A partir da base de dados disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na plataforma Scielo, nos Periódicos CAPES e Eric (Education Resources Information Center), foram mapeadas as produções acadêmicas sobre a temática estudada. Para a construção do corpus de pesquisa foram utilizados documentos oficiais e norteadores da educação, a LDB 9.394/96 (e respectivas emendas constitucionais), os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s (1998), a BNCC (2018), o PNE (2014 a 2024), o Currículo de Referência de Minas Gerais - CRMG (2018), no Componente Curricular Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. Para a interpretação de dados, foram consideradas as avaliações nacionais e a situação das Metas 2, 5 e 9 do PNE. O estudo adotou o enfoque qualitativo e contemplou uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Como base teórica, considerou-se as formulações de Soares (2003), Ferreiro (1996), Cope e Kalantzis (2000, 2008), Kress (2000, 2001, 2003), Lemke (1998), Rojo (2009, 2012, 2013) e Rojo e Barbosa (2015). Sobre métodos e técnicas de pesquisa utilizou-se Mattar e Ramos (2021), Gil (2008) e Lima e Mioto (2007). Sobre análise documental, Cellard (2008). Como Produto Educacional deste trabalho, formulou-se um E-book, proposto a partir da apresentação de ferramentas educacionais que envolvam texto escrito, imagens, vídeos, áudios e links com recursos online, observando a abordagem dos Multiletramentos, enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem no Componente Curricular de Língua Inglesa.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2913
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Kelly Cristina Durães.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.