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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2920
Título: | ATIVIDADES PRÁTICAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Autor(es): | BORGES, MARCOS TÚLIO VIDAL |
Palavras-chave: | Sequência de Ensino Investigativa (SEI) Ensino de Ciências Ensino Fundamental II Atividades práticas Livro Didático |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação: Formação Docente para Educação Básica, da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e está inserido na linha de pesquisa “Práticas Docentes para Educação Básica”. O objetivo foi investigar e analisar as potencialidades de atividades práticas elaboradas por meio da metodologia das Sequências de Ensino Investigativas (SEI) para ensinar e aprender Ciências no Ensino Fundamental II. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica e documental, analisando autores que tratam de características, relevância e implementação da metodologia SEI, como Sasseron (2011, 2015, 2016, 2018); Carvalho (2011, 2013, 2018, 2020) e Sperandio (2021), em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e com o ensino de Ciências, conforme Cachapuz et al. (2011) e Almeida; Silva (2022). Apesar de a BNCC ressaltar a relevância do ensino investigativo, sua efetivação enfrenta desafios significativos. Um dos obstáculos é a escassez de atividades práticas adequadas nos livros didáticos, conforme afirmam Krasilchik (2012) e Silva; Trivelato (2017). Muitas propostas disponíveis carecem de profundidade investigativa e não contemplam as etapas para o desenvolvimento da alfabetização científica. Essa limitação pode comprometer o aprendizado prático dos alunos, afetando diretamente o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, estabelecidas pela BNCC. Diante disso, foi feita uma análise crítica dos volumes do 6º e do 7º Ano da Coleção Araribá Conecta Ciências (Araribá Conecta Ciências 2022a, 2022b), para identificar potencialidades e limitações na oferta de atividades práticas de cunho investigativo nessas obras. Além disso, foi elaborado como produto educacional o guia Ciências em Ação, com 05 sequências didáticas baseadas na metodologia das SEI, servindo como um apoio aos docentes para trabalharem melhor com a abordagem investigativa, de forma mais consistente no cotidiano escolar. Isso possibilita aos alunos vivenciarem todas as etapas do método científico: problematização, formulação de hipóteses, análise e interpretação de dados, elaboração de conclusões e comunicação de resultados. A contribuição positiva das atividades práticas baseadas nas Sequências de Ensino Investigativas se mostrou evidente neste trabalho: elas são essenciais para promover uma aprendizagem mais ativa e significativa dos conteúdos de Ciências, com grande potencial interdisciplinar. Contudo, para essa abordagem ser implementada com eficácia, é necessária uma reformulação nos materiais didáticos, assegurando que eles ofereçam atividades bem elaboradas e estruturadas, em conformidade com a BNCC. Mostrou-se importante a formação continuada dos docentes, para que consigam superar os desafios do contexto escolar e apliquem adequadamente essas atividades investigativas. Por fim, a pesquisa demonstrou que, embora as diretrizes curriculares estejam presentes nos livros didáticos analisados e que haja um esforço destes em dialogar com a BNCC e com as práticas para a alfabetização científica, a implementação bem-sucedida do ensino investigativo por meio das SEI requer uma abordagem pedagógica mais reflexiva e voltada para o desenvolvimento de práticas investigativas na escola. Nesse sentido, recomenda se que educadores e criadores de materiais didáticos promovam uma integração mais profunda dessa metodologia no ensino de Ciências, de modo a garantir que os alunos do Ensino Fundamental II possam vivenciar o processo científico de maneira plena e significativa. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2920 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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