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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2921
Título: | AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS |
Autor(es): | CABROBO, MARIA APARECIDA VIANA |
Palavras-chave: | Educação Básica Avaliação Externa Aprendizagem Trabalho docente Minas Gerais |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba na linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento do curso de Mestrado Profissional e vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais. Estudamos as Avaliações Externas do Programa de Avaliação da rede Pública de Educação Básica - PROEB realizadas no estado de Minas Gerais, problematizando questões inerentes às necessidades de transformação da prática pedagógica no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Estas avaliações ocorrem anualmente através da aplicação de questionários aos gestores, professores regentes de aulas e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, na tentativa de relacionar o cruzamento de dados quantitativos com os dados qualitativos. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, tendo como referência autores como Cipriano Luckesi, Dermeval Saviani, Bernadete Gatti entre outros e a análise de dados registrados e publicados pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, publicações científicas, formalização legal das avaliações e seu histórico, assim como os Boletins Pedagógicos do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE. O estudo apresenta como objetivo geral da pesquisa averiguar a relação das Avaliações Externas no estado de Minas Gerais com o trabalho docente e o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e quantitativa e revisão bibliográfica. Conclui-se que, com os resultados do PROEB pode-se subsidiar as equipes pedagógicas dos sistemas de ensino com informações para a implementação de ações e projetos com mais assertividade. Com os resultados, os professores e gestores escolares podem identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para melhorar a qualidade da educação no estado de Minas Gerais. Como Produto Educacional, a presente pesquisa culminou com um boletim informativo, que visa implementar uma cultura de apropriação dos resultados das avaliações do PROEB no estado de Minas Gerais. Essa ferramenta de conscientização para docentes busca esclarecer e orientar sobre a estrutura e os passos envolvidos no processo de avaliação, contribuindo para a melhoria da Educação Básica no estado. Além disso, as ações propostas pretendem fomentar o debate coletivo e sistemático sobre os resultados, fortalecendo a responsabilização e o compartilhamento de responsabilidades entre os envolvidos, visando a uma educação de qualidade e mais eficaz. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2921 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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