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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2925
Título: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS: HABILIDADES FONOLÓGICAS PARA O ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
Autor(es): | ALVES, NADIR PEREIRA |
Palavras-chave: | Alfabetização Conhecimento Linguístico Consciência fonológica Estratégias de ensino |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A pesquisa analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar (RE) de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, no município de Patos de Minas-MG e planos de curso da graduação em Pedagogia de quatro instituições de curso superior, bem como relatou a experiência da execução de um minicurso sobre a relevância dos conhecimentos linguísticos como ferramenta de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização, como proposta de estudo de caso. A questão problema da pesquisa foi “a falta dos conhecimentos linguísticos, em particular, a consciência fonológica; como indicador de habilidades interfere na proposta de ensino no processo de alfabetização? ” Tendo como questões complementares: a) a utilização dos conhecimentos linguísticos como ferramentas de ensino e aprendizagem auxiliam o trabalho docente no processo de alfabetização? b) o que as pesquisas e as suas literaturas têm a dizer sobre as necessidades educacionais apresentadas no processo de alfabetização? O objetivo geral definido para este estudo foi de identificar e analisar através da revisão de literatura e análise documental sobre a utilização dos conhecimentos linguísticos no processo de alfabetização, com o intuito de possíveis contribuições para a reflexão docente na dimensão no processo de alfabetização. E como objetivos específicos: analisar os documentos Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar (RE) de uma escola pública, a fim de identificar as diretrizes pedagógicas e as propostas de ensino e aprendizagem na etapa da alfabetização; apresentar possíveis contribuições dos conteúdos e dos referenciais bibliográficos para a reflexão docente na dimensão no processo de alfabetização sobre os conhecimentos linguísticos, em particular, a consciência fonológica; realizar um minicurso sobre a relevância dos conhecimentos linguísticos como ferramenta de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização. Para isso, utilizou-se os seguintes referenciais teóricos-metodológicos: Vygotsky (2005,2009), Angela Kleiman (1995, 2001, 2007), Cagliari (1989, 2000, 2007, 2020), Russo (2012), Soares (1998. 2009), Marcuschi (1997), Lenier (2002), Weisz (2002), Freire (1989), Jesus (2008, 2023) e outros. A base metodológica deste trabalho foi qualitativa. Nossa hipótese é de que os saberes linguísticos são essenciais no trabalho pedagógico em sala de aula, contribuindo para uma aquisição mais sólida da leitura e escrita, e, por conseguinte, favorecendo o processo de alfabetização de maneira efetiva. Para tanto, a partir do eixo análise linguística, se optou pelo recorte consciência fonológica, pelo fato de que a BNCC (2018) e PNA (2019) preconizam as práticas de análise e síntese, no processo de alfabetização, referindo-se à capacidade de processar um componente (grafema) de outra forma (fonema) e vice-versa. Recorrendo à análise documental, percebe-se que o PPP e RE da referida escola não apresentaram elementos claros e precisos para que o docente depreenda que o trabalho com a consciência fonológica faz parte da sua prática pedagógica. Destaca-se que foi possível observar que os professores dos anos iniciais da referida escola não tiveram embasamento suficiente para trabalhar com a linguística na etapa da alfabetização. E a revisão bibliográfica demonstrou que aos professores alfabetizadores lhe faltam conhecimentos linguísticos e que a consciência fonológica é um pré-requisito para a alfabetização. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2925 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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