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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2940
Título: | A QUESTÃO DOS MÉTODOS NA TEORIA DA ALFABETIZAÇÃO |
Autor(es): | GONÇALVES, ÉRICA MÁRCIA |
Palavras-chave: | Educação Alfabetização Métodos Conhecimentos Linguísticos |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema a análise crítica sobre a alfabetização em uma perspectiva de alfabetizar letrando, pautada em teorias e em resultados de pesquisas sobre a temática. É vinculado à linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional; tendo como título “A questão dos métodos na teoria da alfabetização”. O objetivo geral é analisar os conceitos sobre métodos e estratégias, identificando as diferenças existentes entre eles e suas contribuições para a alfabetização e letramento. Para tanto, no que diz respeito à metodologia, esta pesquisa é documental descritiva/analítica (Severino, 2013; Gil, 2008), de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu da análise da produção acadêmica em torno da alfabetização e letramento, composta por revisão bibliográfica de dissertações defendidas no período de 2019 a 2023, focando nas questões envolvendo método. No campo da produção acadêmica, a fonte de dados constituiu na consulta ao Banco Digital de Teses e Dissertações; também foram analisados documentos oficiais como LDBEN 9.394/96, Resolução CNE/CEB Nº7, de 14 de dezembro de 2010, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e PNA – Política Nacional de Alfabetização. Como base teórica adotamos as formulações de Soares (2013, 2016, 2020) que trazem contribuições para novas perspectivas para o processo de alfabetização e letramento, de Ferreiro e Teberosky (1986) a respeito da teoria da psicogênese da escrita, e Artur Gomes Morais (2012) de conhecimentos linguísticos na alfabetização. A pesquisa permitiu maior compreensão a respeito da complexidade que envolve a temática e possibilita difundir conhecimentos que colaboram para uma prática alfabetizadora na perspectiva de alfabetizar letrando, superando visões distorcidas e polêmicas que envolvam os métodos de alfabetização. Ofereceu elementos para apresentar-se como produto, uma proposta de formação continuada para a capacitação de professores alfabetizadores “Alfabetizar letrando”, possibilitando repensar e transformar positivamente práticas de alfabetização. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2940 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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