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Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E SUA CONCRETIZAÇÃO: AVALIANDO O IMPACTO DO PDE-ESCOLA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRACY ANDRADE JUNQUEIRA DE UBERLÂNDIA
Autor(es): SANTOS, ELIS CRISTINA ALVES
Palavras-chave: Alfabetização
Políticas Públicas
PDE-Escola
IDEB
Educação Básica
Data do documento: 2024
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação – Formação de Docentes para a Educação Básica, na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Focando na linha de pesquisa "Práticas Docentes para a Educação Básica" e concentra-se na análise das políticas públicas de alfabetização no Brasil. Especificamente, investiga a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola) na Escola Municipal Professora Iracy Andrade Junqueira, localizada em Uberlândia, Minas Gerais. O estudo teve como objetivo principal analisar os impactos das iniciativas de políticas públicas, particularmente a implementação do PDE-Escola e seu impacto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, adotando um enfoque qualitativo e configurando-se como um estudo de caso, com foco na análise da implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola) no contexto da escola investigada. A investigação envolveu a análise de diversos registros, incluindo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e pastas catalogadas relacionadas à implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola), que abrangem análise situacional, execução e avaliação, além de políticas de alfabetização e dados específicos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Essa abordagem forneceu uma perspectiva ampla sobre os contextos educacionais, políticos e sociais nos quais a política pública é aplicada na instituição escolar em questão. Os resultados da pesquisa foram fundamentados nas contribuições teóricas de Romaneli (1999), Palma Filho (2005), Padilha (2005), Veiga (1995), Saviani (1997), Teixeira (1976), e Fernandes (2007). Na Escola Municipal Professora Iracy Andrade Junqueira, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação da unidade foi identificado como um fator influente no aumento do desempenho dos alunos. Esse caso específico ilustrou como as intervenções focadas e bem planejadas podem resultar em melhorias tangíveis na qualidade educacional.
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