Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/307
Título: AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGENTE DE CIMENTAÇÃO APÓS A REMOÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS COM AUXÍLIO DA LUZ ULTRAVIOLETA (IN VIVO)
Autor(es): CORREIA BORGES JUNIOR, FLÁVIO
Palavras-chave: ortodontia
resina composta
luz ultravioleta
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: Introdução: Avaliar a topografia da superfície de esmalte dental com o emprego de técnicas de remoção dos remanescentes adesivos após descolagem de bráquetes ortodônticos, com auxílio de luz ultravioleta. 24 dentes de dois pacientes ortodônticos foram selecionados das 4 hemi-arcardas, sendo os incisivos centrais, incisivos laterais e caninos. Objetivo: Com o presente estudo, objetivou-se avaliar técnicas de remoção dos remanescentes resinosos para o grupo I (GI) foi utilizada uma broca de zircônia em baixa rotação associada à utilização de luz ultravioleta. Para o grupo II (GII) uma broca de tungstênio de 9 lâminas em baixa rotação associada à utilização de luz ultravioleta. Para o grupo III (GIII), apenas uma broca tungstênio de 9 lâminas em baixa rotação e para o grupo IV (GIV), uma broca de zircônia. Após a remoção dos remanescentes resinosos, sem que haja nenhum polimento, com a finalidade de não mascarar as técnicas de remoção, os pacientes foram moldados com silicone polimerizador por adição e foram obtidos modelos em resina epóxi que tiveram as superfícies vestibulares dos dentes analisadas em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Conclusão: Dentre as técnicas analisadas, a associação entre a broca de zircônia em baixa rotação com o auxílio de luz ultra-violeta mostrou-se o método mais eficaz na manutenção da integridade topográfica do esmalte dental, com maior preservação das periquimáceas e sem a presença de riscos e trincas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/307
Aparece nas coleções:2018/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGENTE DE CIMENTAÇÃO APÓS A REMOÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS COM AUXÍLIO.pdf877,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.