Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/334
Título: ACIDENTES E COMPLICAÇÕES NA ENDODONTIA: FRATURA DE INSTRUMENTAIS ENDODÔNTICOS REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): CRISTINA DE OLIVEIRA, KAREN
OLIVEIRA DOS SANTOS, SAMYLLA
Palavras-chave: fratura
instrumentais endodônticos
instrumentos
endodontia
Data do documento: 8-Dez-2018
Resumo: O tratamento endodôntico visa o selamento adequado dos canais radiculares a fim de evitar a disseminação da infecção e permitir o reparo dos tecidos periapicais. Entretanto, alguns acidentes e complicações podem ocorrer durante o tratamento, tais como a fratura de instrumentos no interior do canal radicular, considerada como um dos acidentes mais desagradáveis e que pode ser prejudicial para o sucesso endodôntico. Várias técnicas tem sido propostas para a remoção dos instrumentos fraturados, mas ainda não existe um consenso na literatura e o clínico pode se questionar sobre qual melhor conduta em cada caso. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre as acidentes e complicações na endodontia, com enfoque na fratura de instrumentais endodônticos e nas técnicas indicadas para a remoção dos mesmos. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando artigos disponíveis nos bancos de dados Pubmed, Scielo, Bireme e Google Acadêmico. Verificou-se, por meio da literatura disponível que a fratura de instrumentos endodônticos é uma intercorrência comum durante o tratamento endodôntico, interferindo diretamente no prognóstico e no sucesso do procedimento. A remoção destes fragmentos ainda é questionável, assim como a técnica mais indicada para a resolução destes casos. Assim, é necessário que o cirurgião-dentista alie conhecimento técnico e científico para a resolução do caso, pois apesar das várias técnicas e aparelhos disponíveis não existe, ainda, um protocolo padrão para a remoção destes fragmentos. Portanto, a melhor forma de garantir o sucesso é a prevenção da fratura de instrumentos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/334
Aparece nas coleções:2018/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACIDENTES E COMPLICAÇÕES NA ENDODONTIA - FRATURA DE INSTRUMENTAIS ENDODÔNTICOS - REVISÃO DE LITER.pdf492,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.