Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/339
Título: CONDUTA CLÍNICA E FARMACOLÓGICA RELACIONADA À PACIENTES PEDIÁTRICOS PORTADORES DA DOENÇA DIABETES MELLITUS: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): ADRIANO BRAZIL SILVEIRA, LÚCIO
ZAGO BISINOTO, VANESSA
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus tipo 1
Diabetes Mellitus tipo 2
Crianças
Atendimento Odontológico
Diagnóstico
Data do documento: 8-Dez-2018
Resumo: A Diabetes Mellitus (DM) é definida como uma perturbação crônica do metabolismo dos carboidratos caracterizada por hiperglicemia em jejum. Existem vários tipos de DM, porém as mais comuns são a tipo 1 e a tipo 2. A DM tipo 1 geralmente é diagnosticada de forma precoce prevalecendo na infância e adolescência devido a destruição autoimune de células betapancreáticas. Sua ausência no organismo causa a produção de substâncias tóxicas denominadas corpos cetônicos resultando em mal-estar e náuseas, como consequência causa deficiência na secreção de insulina, tonando o paciente insulino dependente. Já a DM tipo 2 ocorre mais em adultos acima de 40 anos sendo caracterizada pela resistência das células à insulina frequentemente associada à obesidade. Nesse caso, não há necessidade do uso de insulina pelo paciente, porém ele necessita de controle glicêmico adequado. Embora, muitos estudos estão sendo demonstrados que esse tipo de diabetes também está acometendo crianças e adolescentes devido à obesidade que vem se tornando um fator cada vez mais presente na infância. Diante as condutas clínicas e farmacológicas deve-se respeitar os horários de atendimento logo pela manhã, o anestésico de escolha não deve conter vasoconstritor diante pacientes descompensados, os períodos de atendimento deverão ser de forma curta, identificação dos sinais e sintomas, realização de profilaxia antibiótica quando necessário e encaminhamento médico quando o paciente ainda não foi diagnosticado ou está descompensado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/339
Aparece nas coleções:2018/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONDUTA CLÍNICA E FARMACOLÓGICA RELACIONADA À PACIENTES PEDIÁTRICOS PORTADORES DA DOENÇ.pdf340,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.