Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/573
Título: PRESENÇA DE Porphyromonas gingivalis E Aggregatibacter actinomycetemcomitans NO SANGUE PERIFÉRICO, NA SALIVA E NO COLOSTRO MATERNOS E NO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL DE GESTAÇÕES SEM INTERCORRÊNCIAS
Autor(es): CURI, MARCO ANTONIO MALUF
Nogueira, Ruchele Dias
Palavras-chave: Porphyromonas gingivalis
Aggregatibacter actinomycetemcomitans
sangue do cordão umbilical
sangue periférico
saliva
colostro
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A cavidade bucal representa uma porta de entrada de inúmeras espécies bacterianas que podem ocasionar doenças orais importantes, como a doença periodontal (DP), em especial as gengivites, que é muito comum em gestantes. Vários micro-organismos podem estar associados com a DP, como Porphyromonas gingivalis (Pg) e Aggregatibacter actinomycetemcomitans (Aa). O período gestacional representa um momento importante para a mãe e filho pois a exposição antigênica microbiana materna pode determinar a colonização e desenvolvimento imunológico fetal. Neste contexto, pouco se sabe sobre a presença e a transferência destes periodontopatógenos em gestações sem intercorrências. Os objetivos do presente estudo foram detectar Pg e Aa em amostras de sangue do cordão umbilical (SC) e comparar com sangue periférico (SP), saliva (SA) e de colostro (C) de gestantes com ou sem gengivite, em gestações a termo e sem intercorrências, e relacionar com dados coletados em questionários de saúde aplicados na admissão materna. Para tanto, 43 conjuntos destas amostras foram analisadas. Os exames clínicos orais foram realizados em todas as gestantes para diagnóstico de gengivite. A presença de material genético de Pg e Aa nas amostras foi realizada através de ensaios de PCR quantitativo com primers específicos. Os resultados revelaram que todas as SA de pacientes com gengivite (n=15) apresentaram as duas bactérias, diferindo estatisticamente das que não foram diagnosticadas com a doença, já que uma minoria apresentou as bactérias (p<0.05). Nenhuma gestante sem a doença apresentou as bactérias nas amostras sanguíneas ou no C. Das gestantes com gengivite, 60% apresentaram Pg nas amostras sanguíneas (p<0.05) e 46,6% a apresentaram no C. Nenhuma gestante com gengivite apresentou Aa no SP e SC, mas 46,6% apresentaram no C. Não houve associação entre dados socioeconômicos e de saúde oral, detecção dos micro-organismos e presença da doença. Em conclusão, a gengivite esteve relacionada com a detecção positiva dos micro-organismos na saliva. Somente gestantes com gengivite apresentaram Pg no SP e SC. A presença Pg e Aa no colostro ocorreu apenas em gestantes com gengivite.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/573
Aparece nas coleções:2017

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Presença de Porphyromonas gingivalis_Marco - PMD (6).pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.