Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/586
Título: Avaliação clínica de um infiltrante resinoso utilizado para mascarar lesões de mancha branca no esmalte dental
Autor(es): ANDRADE, ROSA MARIA PEREIRA MOISÉS BARBOSA
Geraldo-Martins, Vinícius Rangel
Palavras-chave: Cáries dentárias
Esmalte dentário
Resinas dentárias
Data do documento: 14-Fev-2019
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar, in vivo, o efeito do mascaramento de lesões de mancha branca (LMB) tratadas com uma resina infiltrante (RI). A investigação foi realizada em 40 jovens adolescentes e adultos (11 a 23 anos), que apresentaram pelo menos um dente permanente superior ou inferior anterior com LMB ativa no esmalte (escore 2 do International Caries Detection and Assessment System). Antes da infiltração da resina, a cor da LMB e do esmalte adjacente hígido (EAH) foram avaliadas por um espectrofotômetro digital (sistema CIELab). Posteriormente, a técnica de infiltração de resina (Icon) foi realizada na LMB de acordo com as instruções do fabricante. No final da sessão clínica, a cor da lesão infiltrada (RI) foi avaliada. A diferença de cor (ΔE) foi calculada entre LMB x EAH, LMB x RI e RI x EAH, e depois analisada pela One-Way ANOVA, seguida do teste de Tukey. Os valores L*, a* e b* da LMB, EAH e RI foram comparados usando o teste t de Student para amostras relacionadas (α = 5%). O ΔE observado foi de 5,93 ± 0,41 na comparação LMB x RI e 5,77 ± 0,41 na comparação entre RI e EAH, indicando que a cor da EAH foi alterada após o tratamento, mas a infiltração não camuflou totalmente a EAH quando comparada à EAH. A luminosidade foi maior no EAH quando comparado ao RI. Concluiu-se que o tratamento com a resina infiltrante não foi capaz de camuflar a cor da LMB, quando comparado com a EAH. No entanto, o tratamento foi capaz de atenuar a descoloração do esmalte dentário desmineralizado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/586
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação clínica de um infiltrante resinoso utilizado para mascarar lesões de mancha branca no e.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.