Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/589
Título: ELEVADOS NÍVEIS DE IL-17 NA INFECÇÃO ATIVA DA TUBERCULOSE ASSOCIADOS COM ALTERAÇÕES NOS EXAMES RADIOLÓGICOS APÓS A CURA CLÍNICA
Autor(es): ABUD, ELLEN MARQUES FREITAS
Bertulucci Rocha Rodrigues, Denise
Palavras-chave: tuberculose
citocinas
quimiocinas
IL-17
lesões sequelares tomográficas
Data do documento: 25-Fev-2019
Resumo: INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que durante a fase inicial, há liberação de citocinas e quimiocinas que ajudam a recrutar monócitos, células T e B e neutrófilos para os locais de infecção. As células Th17 também têm sido associadas à infecção por Mycobacterium tuberculosis, e acredita-se que níveis elevados de IL-17 exacerbam a inflamação, aumentando o recrutamento de neutrófilos e consequentemente, aumentando o dano tecidual. OBJETIVOS: No presente estudo, foram realizados estudos de imagem (radiografia e tomografia computadorizada de tórax) e analisadas as alterações pulmonares de pacientes com tuberculose tratada e sua associação com níveis de IL-17, linfotoxina-α, TNF-α, IFN-γ, IL-12 e IL-10, produzidas por células do sangue periférico (PBMC), após estímulo com antígenos de Mycobacterium tuberculosis. MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho é um estudo prospectivo. Vinte e um pacientes incluídos em estudo anterior, onde foi analisado os níveis de citocinas produzidas por células do sangue periférico (PBMC), no período de 2012 a 2016 foram convidados a participar dessa etapa. As citocinas foram analisadas por ELISA. Os pacientes que aceitaram participar novamente do estudo, foram encaminhados para exame de Rx e tomografia computadorizada de tórax. As alterações dos exames por imagem foram quantificadas em escores estabelecidos pela intensidade e distribuição. RESULTADOS: As lesões sequelares mais frequentes observadas à TC foram as broquiectasias, reticulações, faixas de atelectasias e nódulos subcentimétricos/pequenos nódulos calcificados ou não. Constatou-se que níveis elevados de IL-17 na infecção ativa da tuberculose estão associados com escores mais elevados das lesões pulmonares observados à TC. Os níveis de linfotoxinas, TNF-α, IFN-γ, IL-12 e IL-10 não estão associados com escores de maior gravidade, observados aos exames de Rx e TC. CONCLUSÃO: O RX e a TC de tórax são importantes na detecção de sequelas no manejo clínico da tuberculose pulmonar crônica e níveis elevados de IL-17 na infecção ativa da tuberculose estão associados com lesões pulmonares de maior gravidade, após a cura clínica, quando analisados nos exames de TC.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/589
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ellen Marques Freitas Abud - PMD 3.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.