Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/648
Título: Avaliação da estabilidade de cor e da rugosidade superficial de resinas compostas micro-híbridas e nanoparticulada submetidas à escovação com dentifrícios abrasivos
Autor(es): ORTIZ PINTO DA CRUZ, GUILHERME
Geraldo-Martins, Vinícius Rangel
Palavras-chave: Resina Composta
Dentifrícios Abrasivos
Rugosidade superficial
Estabilidade de Cor
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: Os objetivos da presente pesquisa foram avaliar a estabilidade de cor e a rugosidade superficial de discos de resinas compostas submetidos à escovação com dentifrícios abrasivos. Foram confeccionados 90 discos de resina composta (6,0 x 2,0mm), sendo 30 da resina micro-híbrida Brilliant NG (Coltene), 30 da resina micro-híbrida Charisma Diamond (Kulzer) e 30 da resina nanoparticulada Filtek Z350XT (3M ESPE). Em seguida, foi realizada a análise de cor inicial (Sistema CIELab) dos discos de resina, assim como a avaliação da rugosidade superficial das amostras em microscopia confocal de varredura a laser (MCVL). Após, os 10 discos de resina por grupo receberam escovação com dentifrícios de abrasividades diferentes: Máxima Proteção Anticáries (Colgate), Sensodyne Repair & Protect (Sensodyne) e Colgate PróAlívio (Colgate). Para a escovação, foi preparada uma solução de dentifrício e água destilada (slurry; 1:2 em peso). A escovação foi realizada com escova elétrica (Professional Care 5000, Oral B) equipada com cabeça de cerdas macias, com força padronizada, durante 30 minutos. A cada 30 segundos, 1,0 ml do slurry era aplicado manualmente entre as cerdas da escova e o corpo de prova. Concluído o desafio abrasivo, as amostras foram novamente avaliadas com relação à cor e à rugosidade superficial. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos ao teste de Kruskal-Wallis (alteração de cor) ou ao Teste t (rugosidade superficial) (α = 0.05). Os resultados mostraram que a escovação com os dentifrícios pesquisados aqui não modificou significativamente a cor dos compósitos micro-híbridos e nanoparticulado, sendo que todas as alterações de cor permaneceram em um nível clínico aceitável. Por outro lado, a rugosidade superficial das resinas compostas estudadas aqui foi significativamente alterada pelo desafio abrasivo, independentemente do dentifrício utilizado. Dessa maneira, concluiu-se que a escovação com os dentifrícios Máxima Proteção Anticáries, Sensodyne Repair & Protect e Colgate Pró-Alívio não foram capazes de alterar significativamente a cor das resinas compostas. Contudo, os a escovação com os dentifrícios testados alteraram significativamente a rugosidade superficial de todos os compósitos avaliados.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/648
Aparece nas coleções:2015

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Guilherme.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.