Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/691
Título: USO ABUSIVO DE BENZODIAZEPÍNICOS
Autor(es): ASSIS, PAULO HENRIQUE NERIS
BORTOCAN, RENATO
Palavras-chave: Benzodiazepínicos. Farmacodinâmica. Farmacocinética. Posologia terapêutica. Efeitos tóxicos. Crônicos. Agudos. Tratamento
Data do documento: Dez-2018
Resumo: Os ansiolíticos benzodiazepínicos BZDs ganharam espaço entre a classe médica e população nas décadas de 70 e 80 e demonstraram bons resultados no combate da ansiedade, insônia, convulsões e agressividade, dentre outras ações terapêuticas. Por meio deste trabalho, através do estudo da literatura referente aos efeitos ansiolíticos dos Benzodiazepínicos, buscou-se apresentar ao leitor informações essenciais relacionadas a esta classe de medicamentos. Discorreu-se sobre o GABA enfatizando sua síntese e a modulação do mesmo que pode ser feita por meio de fármacos que afetam a reatividade, a atenção, a formação de memória, ansiedade, o sono e o tônus da musculatura Toda a atuação dos BZDs no sistema nervoso central foi explicada pelo estudo da farmacodinâmica; o mesmo ocorreu com o processo de absorção da droga que pode ser exposto a partir da farmacocinética. Por fim, deu-se ênfase à posologia terapêutica dos principais benzodiazepínicos com atividade ansiolítica, bem como aos efeitos tóxicos agudos e crônicos que o uso abusivo dessas drogas pode acarretar. Também foram abordados os tratamentos para os efeitos tóxicos relatados.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/691
Aparece nas coleções:2018/02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO ABUSIVO DE BENZODIAZEPÍNICOS.pdf150,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.