Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/715
Título: EXPRESSÃO DO FATOR DE CRESCIMENTO DE ENDOTÉLIO VASCULAR APÓS UTILIZAÇÃO DE MATRIZ DENTINÁRIA HUMANA DESMINERALIZADA EM ALVÉOLOS DE RATOS: ANÁLISE IMUNOHISTOQUÍMICA E HISTOQUANTITATIVA
Autor(es): ROBERTO REIS FILHO, CLÁUDIO
Alves, José Bento
Palavras-chave: VEGF
Matriz dentinária humana desmineralizada
Imunohistoquímica
Data do documento: 29-Mai-2009
Resumo: As profissões da área da saúde estão inseridas em um contexto de progresso tecnológico permitindo com que os biomateriais sejam cada vez mais utilizados para acelerar o processo de regeneração óssea. Proteínas, como a fibronectina e colágeno, e Fator de crescimento de endotélio vascular, têm um papel importante na formação óssea, pois tem a capacidade de induzir a ativação de osteoclastos funcionais, neovascularização e influenciar a diferenciação de células mesenquimais em células osteogênicas ou osteoprogenitoras. Vários destes fatores detectados no tecido ósseo também foram isolados da dentina e podem atuar como determinantes da formação óssea. A dentina humana desmineralizada pode representar uma alternativa à matriz óssea, para a indução do reparo ósseo, devido à seu facilidade de processamento, biocompatibilidade e capacidade de estimular a angiogênese e a formação óssea. Além disso, a sua utilização não acarretaria os problemas que estão associados ao auto enxerto, dentre eles morbidade do sítio doador e fornecimento limitado de tecido. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da Matriz dentinária humana desmineralizada na regeneração de defeitos cirúrgicos. Neste trabalho, foram utilizados trinta e dois ratos da raça Rattus norvegicus albinus, variedade Wistar, divididos em quatro grupos experimentais: grupo I, composto por 8 animais sacrificados após três dias da exodontia; grupos II, III e IV compostos por 8 animais cada, submetidos à eutanásia respectivamente, aos sete, quatorze e vinte e um dias após procedimentos cirúrgicos. Neste procedimento, os segundos molares maxilares esquerdo e direito foram extraídos e os alvéolos do lado esquerdo preenchidos com matriz dentinária humana desmineralizada e os direitos, utilizados como controles. As regiões onde foram realizados os experimentos foram removidas e examinadas e em seguida as peças foram desmineralizadas em ácido etilenodiamino tetra-acético a 10 % , processadas para analise em microscopia de luz. A média de densidade de volume de matriz óssea neoformada foi significativamente maior no grupo tratado em relação ao controle, principalmente nos três primeiros dias. As lâminas foram processadas para técnica imunohistoquímica utilizando anticorpos específicos Anti-Fator de crescimento de endotélio vascular o que sugere também que a matriz dentinária humana desmineralizada estimula a expressão de crescimento de endotélio vascular.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/715
Aparece nas coleções:2009

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cláudio abnt.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.