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Título: O ENSINO COLABORATIVO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor(es): Crippa, Rosimeiri Merotti
Palavras-chave: Educação
Ensino Colaborativo
Inclusão
Data do documento: 3-Mai-2012
Resumo: O ingresso dos alunos com deficiência na escola comum ainda gera conflitos e questões em relação à efetiva prática da inclusão, as quais ainda não foram resolvidas. Em função de inúmeras dificuldades enfrentadas pela escola, torna-se necessária uma proposta pedagógica adequada ao professor, aos alunos e aos familiares com vistas a uma mudança de atitudes diante da pessoa com deficiência. Pesquisas indicam o Ensino Colaborativo - que envolve uma parceria entre professores da escola comum e Escola Especial - como alternativa para a Educação Especial. Esse modelo de ensino tem se mostrado satisfatório para ajudar no processo de inclusão escolar, porém ainda vem sendo pouco estudado e difundido no Brasil. Com vistas a uma melhor compreensão de como o Ensino Colaborativo pode auxiliar na superação de problemas existentes no processo de inclusão de deficientes intelectuais na escola, a presente investigação foi sistematizada com base em pesquisa bibliográfica sobre experiências ocorridas no Brasil. Na Etapa I, foi feito um levantamento no banco de Teses da Capes sobre o assunto, com os seguintes indicadores: Inclusão escolar e Ensino Colaborativo. Na Etapa II foram elaborados e analisados eixos temáticos relacionados aos desafios enfrentados pela escola comum e especial, entre eles: Formação de professores; concepção sobre Escola Inclusiva; Segregação; Gestão Democrática; Divisão de papéis; Tempo para Planejamento; Estratégias de Ensino e Ensino Colaborativo. Os resultados mostraram que a colaboração pode trazer benefícios na construção de uma escola inclusiva e que é possível estabelecer um ambiente colaborativo entre a escola comum e a Escola Especial. Apesar de o Ensino Colaborativo mostrar-se um caminho bastante interessante para a superação de alguns dos problemas presentes nas escolas, muito ainda precisa ser feito em relação à implementação de políticas públicas favoráveis à inclusão, à valorização e à formação professores e de gestores, na perspectiva de favorecer um trabalho inclusivo e colaborativo nas escolas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/798
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