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Título: ARQUIVOS DA HISTÓRIA E HISTÓRIAS DE VIDA: diálogos com a Educação Popular
Autor(es): Souza, Tiago Zanquêta de
Palavras-chave: História de vida
Escravidão em Uberaba
Educação Popular
Data do documento: 2012
Resumo: A Educação Popular é uma práxis que contribui para que as pessoas possam “tomar a história nas mãos”, na luta por garantir que as parcelas discriminadas da sociedade tenham direito à vez e voz, denunciando práticas opressoras e anunciando formas de superação da realidade. Na perspectiva de visibilizar histórias dos negros escravizados da região de Uberaba-MG, o que se percebe nos arquivos da história e nas histórias de vida é um esvaziamento dos elementos culturais de sustentação da identidade do povo, o que contribuiu para reduzir as condições próprias para o trabalho político de sua luta. Os negros outrora escravizados, hoje libertos e marginalizados, fazem parte da sociedade e ainda carregam as marcas do preconceito e da exclusão social. Em Uberaba, esse quadro não é diferente. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral resgatar a história da escravidão em Uberaba, arquivada em documentos e na memória de poucos para, em seguida, colocá-la em diálogo com alguns pilares da Educação Popular,com a finalidade de pensar novas práticas pedagógicas – escolares ou não –, que tenham sentido e significado com relação ao que se aprende, a quem aprende e com quem aprende. Teve-se como objetivos específicos: levantar e analisar os documentos que registram a história da escravidão em Uberaba, constantes no Arquivo Público da cidade; compartilhar histórias de vida que remontam ao período da escravidão na região e estabelecer um diálogo com as premissas da Educação Popular, entre elas: a autonomia, a emancipação, a crítica e a reflexão.A metodologia da pesquisa teve como base a pesquisa documental e as histórias de vida e está dividida em três momentos: no primeiro deles, foi feito o levantamento e análise de documentos constantes no Arquivo Público de Uberaba, que tratam da escravidão nesse município; no segundo momento, foi ouvida a história da senhora Maria Luzia, moradora da cidade, neta de escravos.No terceiro momento, os dados levantados foram analisados a partir de seus conteúdos, e organizados em eixos temáticos previamente estabelecidos, quais sejam: escravidão, dominação, resistência, libertação e educação.Nesse sentido, espera-se que essa pesquisa possa contribuir para um olhar mais aprofundado e crítico sobre a realidade que vivemos, a ponto de questioná-la, para, a partir disso, buscar por transformações que visam à felicidade, à autonomia e à educação como prática da liberdade.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/803
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