Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/817
Título: Avaliar os níveis de IL-8, IL-1β e IL-6 em fluido gengival de pacientes com e sem doença periodontal
Autor(es): KARINA ANTUNES, AMANDA
BARBOSA DE OLIVEIRA, KARINA
Palavras-chave: Gengivite
Periodontite
Quimiocinas
IL-8
Citocinas
IL-6
Data do documento: 29-Jun-2019
Resumo: O periodonto quando acometido por alterações patológicas pode desenvolver várias doenças. Dentre essas, as mais comuns são a gengivite e a periodontite. A gengivite em seu estágio inicial causará inflamação no epitélio gengival, e quando houver progressão para o tecido conjuntivo causará a periodontite, que pode levar a perda de inserção e progressiva destruição óssea. Essas doenças podem estar associadas inicialmente com o acúmulo de biofilme, mas também por colonizações de patógenos relativamente definidos de microrganismos, além de envolver a resposta inflamatória do sistema imune do indivíduo. A sua persistência levará a resposta imune adaptativa e a produção e liberação de algumas Inter leucinas e quimiocinas que irão colaborar para o início da ativação da resposta imune local. A IL-8 é uma quimiocinas importante para atrair neutrófilos para o local da agressão e as citocinas, IL-1 e IL-6 são citocinas fundamentais na formação do processo inflamatório local, pois ambas citocinas parecem ter efeitos diretos ou indiretamente na osteoclastogênese. Avaliar os níveis de IL-8, IL- 1 e IL-6 em fluido do sulco gengival de pacientes com e sem doença periodontal. Este estudo foi constituído por 69 pacientes, onde obteve-se amostras de Fluido Crevicular Gengival (FCG) para compor 3 grupos: controle (n=20), gengivite (G) (n=20) e periodontite crônica (PC) (n=29). A IL-8, IL- 1 e IL-6 foram dosadas utilizando-se a técnica de Cytometric Bead Array (CBA) (BD Biosciences, EUA), conforme instruções do fabricante. Os resultados foram considerados significativos quando o p<0,05. Os níveis de IL-6 e IL-1 foi significativamente maior no grupo PC e gengivite quando comparada com o grupo controle (KW p=0.0018; KW p<0.0001, respectivamente). Não houve diferença na concentração de IL-8 (KW p=0.3427). Ao compararmos apenas o grupo de periodontite crônica e o grupo de gengivite observou-se que não houve diferença na concentração das citocinas IL-6 (MW p=0.8726) e IL-8 (MW, p=0.1588), porém a IL-1 (KW p=0.0076) foi significativamente maior no 1. Diante dos resultados e das limitações do presente estudo, conclui-se que IL-1 e IL-6 podem estar envolvidos nas diferentes fases das doenças periodontais, seja na tentativa de evitar danos adicionais ou exacerbá-los, porém mais estudos são necessários para confirmar nossos achados e esclarecer o papel destas e outras moléculas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/817
Aparece nas coleções:2019/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAR OS NÍVEIS de IL-8, IL-1β e IL-6 EM FLUIDO GENGIVAL DE PACIENTES COM E SEM DOENÇA PERIODON.pdf754,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.