Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/911
Título: ADSORÇÃO DO AZUL DE METILENO COM BAGAÇO DE CANA E SERRAGEM COM E SEM PRÉ-TRATAMENTO DA BIOMASSA
Autor(es): BALSAMO, A.C.R.
PRATA, A.P.
RODRIGUES, G.A.
OLIVEIRA, L.V.D.
BARBOSA, P. H. C.
DANTAS, S.C.
Data do documento: 2018
Resumo: Nos dias de hoje, têm-se grande preocupação com o destino das diferentes biomassas geradas nas indústrias. Uma das aplicações destas biomassas é como adsorvente no tratamento de uma solução, como um efluente ou contaminante não desejado. Neste trabalho, foram realizados quatro testes com dois adsorventes diferentes, sendo eles o bagaço de cana e a serragem. Foi feito o tratamento destes dois adsorventes em NaOH 0,1 M para que fosse possível uma comparação do processo com os adsorventes sem o tratamento prévio. Cada teste durou de 35 a 43 minutos variando de acordo com o adsorvente utilizado. Nota-se que para a serragem, a capacidade de adsorção, foi maior para a tratada e para o bagaço de cana, o tratamento não teve grande influência no resultado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/911
Aparece nas coleções:II EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADSORÇÃO DO AZUL DE METILENO COM BAGAÇO DE CANA E SERRAGEM COM E SEM PRÉ-TRATAMENTO DA BIOMASSA.pdf413,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.