Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/913
Título: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE PARA O CONTROLE DE PH E CLARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DE CALDO DA CANA DE AÇÚCAR
Autor(es): CHESCA, A.C
LEITE, L.M.F
LIMA, E.A.P
Data do documento: 2018
Resumo: Descreve-se no presente trabalho a aplicação de ferramentas de qualidade, tais como Diagrama de Causa e Efeito e Controle Estatístico do Processo integrados ao ciclo PDCA como parte do estudo para obtenção de um processo eficiente de correção de pH do caldo, permitindo assim obter maior eficiência em sua clarificação. Por meio da orientação do ciclo PDCA iniciou-se a coleta de dados e elaboração das cartas de controle, a partir de então, iniciou-se um acompanhamento diário no processo com objetivo de identificar causas comuns e especiais de variação e, por meio destas, elaborar o Diagrama de Causa e Efeito, bem como o plano de ações corretivas e preventivas. No decorrer do projeto foram implantadas ações para aperfeiçoar a operação e novas oportunidades de melhorias foram mapeadas, tais como elaboração de procedimentos operacionais, compra e substituição de equipamentos e contratação de mão de obra. Espera-se que ao final da implantação das ações o processo esteja apto a atender às expectativas de qualidade máxima do produto final.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/913
Aparece nas coleções:II EDEPA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.